Sábado, 13 de Junho de 2026 01:05
(67) 999729192
Cidades Aeroporto

Aeroporto de Ponta Porã será ampliado e modernizado

Aeroporto de Ponta Porã será ampliado e modernizado

20/06/2025 16h36 Atualizada há 12 meses atrás
Por: Redação
Aeroporto Internacional de Ponta Porã.(Foto:Arquivo)
Aeroporto Internacional de Ponta Porã.(Foto:Arquivo)

O Aeroporto Internacional de Ponta Porã será um dos principais beneficiados no conjunto de investimentos que a Aena Brasil anunciou para modernizar a infraestrutura aeroportuária de Mato Grosso do Sul. A empresa, responsável pela gestão dos terminais desde novembro de 2023, revelou no último dia 17 um plano que prevê melhorias em três aeroportos do estado: Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, totalizando um investimento de R$ 600 milhões.

No caso de Ponta Porã, o projeto inclui a triplicação da área do terminal, que passará a ter capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por ano. Estão previstas também a requalificação das pistas e a implementação de novos serviços, ampliando o potencial da cidade para receber voos regulares e fomentar o desenvolvimento regional.

Investimentos em todo o estado

As obras de modernização começam pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande – Ueze Elias Zahran –, que terá sua capacidade ampliada para operar voos internacionais e atender até 2,6 milhões de passageiros anualmente. Entre as principais mudanças previstas para a capital estão:

  • Construção de um novo pavimento superior;
  • Instalação de três pontes de embarque (“fingers”);
  • Habilitação do terminal para voos internacionais.

A previsão é de que as obras sejam concluídas até junho de 2026, conforme o cronograma contratual. Já em Corumbá, o projeto contempla a duplicação da área pública do terminal, melhorias no pátio, nas pistas e nas instalações de embarque.

Desafios e inclusão

A Aena reconhece os desafios da malha aérea no estado, como a recente suspensão da rota entre Campo Grande e Corumbá. Ainda assim, a empresa demonstra confiança na retomada do setor, apostando na modernização como estratégia para tornar os aeroportos mais competitivos e atrativos para novas rotas.

Como parte do compromisso com a acessibilidade, foi inaugurada também uma sala multissensorial no terminal de Campo Grande. O espaço, voltado especialmente para passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais, foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos. A iniciativa busca oferecer conforto e acolhimento aos viajantes antes do embarque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias