Sábado, 13 de Junho de 2026 04:16
(67) 999729192
Educação Vander

Vander defende fortalecimento da validação de diplomas dentro do Mercosul

Vander defende fortalecimento da validação de diplomas dentro do Mercosul

27/03/2025 07h47 Atualizada há 1 ano atrás
Por: Assessoria
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (25), o deputado federal Vander Loubet teve audiência no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com o objetivo de construir um caminho que permita ampliar e facilitar a validação de diplomas universitários entre os países que compõem o Mercosul (Mercado Comum do Sul).

O deputado pantaneiro se reuniu com Leonardo Barchini (secretário-executivo), Léo de Brito (assessor especial) e Marta Abramo (secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior).

Um dos focos discutidos por Vander no MEC foi o diploma dos médicos formados fora do Brasil, especialmente no Paraguai. De acordo com dados levantados pelo parlamentar, dos 45 mil estudantes de Medicina do Paraguai, 35 mil são brasileiros.

"Esses brasileiros e brasileiras, após se formarem, acabam enfrentando muita dificuldade para exercer a profissão aqui no Brasil, o que seria importante para reduzir o déficit de médicos, especialmente em cidades distantes e regiões periféricas das cidades", pontuou Vander. "É preciso encontrar um caminho que desburocratize esse processo", completou.

Durante a audiência, os dirigentes do Ministério da Educação apontaram ao deputado que o melhor caminho para essa desburocratização passa pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), que é um mecanismo permanente do Setor Educacional do Mercosul com o objetivo de dar garantia pública dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Diante da informação, o deputado Vander, que é membro da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), destacou que trabalhará junto à representação para que os investimentos no Arcu-Sul sejam fortalecidos, a fim de ampliar a capacidade do Sistema para atender a demanda de acreditação dos cursos de graduação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias