Neste sábado (14), haverá uma grande mobilização para o Dia D Nacional de Prevenção à Dengue, iniciativa que busca mobilizar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensifica as ações incentivando os 79 municípios do estado a realizar os ‘10 minutos de cuidado’, uma atividade simples, mas essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Desde o Dia D Estadual de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, realizado no dia 18 de novembro, a SES intensificou suas ações, fortalecendo o alinhamento com o movimento nacional e ressaltando a importância de manter os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti.
Ações preventivas
Além da mobilização nos municípios, a SES tem intensificado esforços no combate ao Aedes aegypti, especialmente durante os meses chuvosos, que favorecem a proliferação do mosquito. Entre as principais iniciativas realizadas, intensificadas desde o Dia D Estadual em 18 de novembro, destacam-se:
A participação ativa da população é indispensável para conter o avanço da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o período de férias e festas de fim de ano, o fluxo de pessoas entre estados aumenta o risco de propagação do vírus, tornando ainda mais relevante o esforço coletivo para eliminar criadouros.
Prevenir a Dengue é um compromisso de todos. Os ‘10 minutos de cuidado’ podem fazer toda a diferença para proteger a saúde da família e da comunidade.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Edemir Rodrigues
VIOLÊNCIA NA ALDEIA Ministro dos Povos Indígenas classifica agressões em aldeia de Amambai como tortura e cobra investigação
FRONTEIRA Integração e Tradição: Universidade Interamericana celebra a Cultura Paraguaia no Festival Guarani
Criança Criança ferida em ataques de pitbull em Ponta Porã é transferida em estado grave para Dourados
Possível Possível aparição de onça assusta moradores da fronteira e deixam autoridades em alerta
GCMs GCMs salvam criança após afogamento em Campo Grande
Oscar Oscar Schmidt, maior ídolo do basquete brasileiro, morre aos 68 anos Mín. 13° Máx. 20°
Mín. 16° Máx. 21°
ChuvaMín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsas

