O governo brasileiro anunciou hoje (5), a redução em 10% das tarifas de importação de aproximadamente 87% dos bens e serviços importados pelo país até o dia 31 de dezembro de 2022.
Em nota conjunta, divulgada pelo Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o governo diz que a medida “justifica-se pela situação de urgência trazida pela pandemia de covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e a saúde da população brasileira”.
Inflação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (5) que essa redução nas tarifas de importação vai ajudar a moderar a inflação no país. Ele comentou o corte nas alíquotas durante sua participação na terceira edição da Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul, promovida pelo Conselho de Câmaras de Comércio do bloco econômico.
“A nossa Tarifa Externa Comum ainda é muito elevada e isso num momento como o atual, em que nós temos uma pressão inflacionária forte na economia brasileira e gostaríamos de dar um choque de oferta, facilitar a entrada de importações para dar uma moderação nos reajustes de preços, é o momento ideal para fazer uma abertura, ainda que tímida, da economia”, afirmou o ministro.
ECONOMIA Copom reduz taxa Selic para 14,25% ao ano
ECONOMIA Vendas no comércio recuam 1,5% em abril, impactadas por combustíveis
ECONOMIA Mercado financeiro eleva previsão da Selic para 13,75% ao ano
ECONOMIA Construção empregou 2,5 milhões e pagou média de 2,1 salários mínimos
ECONOMIA Desemprego entre mulheres negras jovens chega a 24,7%, aponta estudo
ROMBO Correios ampliam prejuízo para R$ 3,2 bilhões no 1º trimestre Mín. 14° Máx. 23°
Mín. 12° Máx. 18°
ChuvaMín. 9° Máx. 17°
Chuvas esparsas

