A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), realizou nesta semana a primeira ação da Operação Território da Cidadania Pantaneira, iniciativa desenvolvida em parceria com as prefeituras de Corumbá e Ladário. A proposta é promover a recuperação de espaços urbanos, fortalecer a presença do poder público e ampliar a sensação de segurança da população.
Nesta etapa inicial, os trabalhos foram concentrados na remoção de pichações e inscrições associadas a organizações criminosas identificadas em diversos pontos dos dois municípios. A ação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos, responsáveis pela revitalização das áreas atendidas.
De acordo com a Polícia Militar, além de caracterizarem atos de vandalismo contra o patrimônio público e privado, símbolos e inscrições ligados a facções criminosas são frequentemente utilizados para transmitir uma falsa sensação de domínio territorial e intimidar moradores das comunidades.
Com a eliminação dessas marcas e a recuperação visual dos espaços urbanos, o poder público busca reafirmar a presença do Estado e reforçar a mensagem de que áreas públicas pertencem à população e devem ser preservadas para o convívio social.
A Operação Território da Cidadania Pantaneira integra uma estratégia permanente de enfrentamento à criminalidade, preservação da ordem pública e valorização dos ambientes urbanos. A iniciativa também fortalece a integração entre as forças de segurança e as administrações municipais na execução de ações voltadas ao bem-estar coletivo.
Segundo o comando do 6º BPM, esta foi a primeira de uma série de operações contínuas que serão realizadas nos bairros de Corumbá e Ladário. A expectativa é ampliar a presença institucional nas comunidades, incentivar o respeito ao patrimônio público e contribuir para a construção de ambientes mais seguros e acolhedores para os moradores da região pantaneira.
FURTO EM IGREJA Imagem de Nossa Senhora furtada de paróquia é recuperada pela polícia
BR-163 PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha após perseguição
CONTRABANDO Polícia apreende carga milionária de eletrônicos, medicamentos e cigarros na MS-164 em Ponta Porã
TRÁFICO Parado na estrada, carro cheio de droga é apreendido pela PM Rural
EM PARANHOS Homem é preso pela PM Rural com 203 tabletes de maconha na fronteira
EM MS Menina de 5 anos chega inconsciente a hospital com suspeita de abuso sexual Mín. 12° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 22°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuva

