Sexta, 12 de Junho de 2026 11:01
(67) 999729192
Polícia COMBATE AO TRÁFICO

SENAD destrói mais de 10 toneladas de maconha e desmantela estrutura do tráfico na fronteira 

Operação realizada em Cerro Corá eliminou plantações, acampamentos e centros de processamento da droga, causando prejuízo estimado em US$ 1,59 milhão às organizações criminosas

12/06/2026 10h00 Atualizada há 49 minutos atrás
Por: Redação Fonte: Redação
Operação da SENAD em Cerro Corá destruiu plantações, acampamentos e mais de 10 toneladas de maconha utilizadas por organizações criminosas na região de Amambay. (Foto: SENAD)
Operação da SENAD em Cerro Corá destruiu plantações, acampamentos e mais de 10 toneladas de maconha utilizadas por organizações criminosas na região de Amambay. (Foto: SENAD)

Uma operação conjunta da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) e do Ministério Público resultou na retirada de circulação de mais de 10 toneladas de maconha e no desmantelamento de uma ampla estrutura utilizada pelo narcotráfico no departamento de Amambay, região de fronteira com o Brasil.

A ação foi realizada em uma propriedade rural localizada no município de Cerro Corá, onde agentes especiais do Departamento Regional nº 1 da SENAD, sediado em Pedro Juan Caballero, cumpriram mandado de busca e apreensão com foco no combate à produção e ao armazenamento de entorpecentes.

Durante a operação, os agentes localizaram uma verdadeira base logística mantida por traficantes em meio à mata. A estrutura contava com diversos acampamentos utilizados para dar suporte às atividades ilícitas e chamou a atenção pelo nível de organização encontrado no local. Entre os elementos identificados estava até mesmo uma piscina de alvenaria construída no interior da vegetação, evidenciando a permanência prolongada dos envolvidos na produção da droga.

No decorrer das diligências, foram destruídos cinco acampamentos logísticos, dois hectares de plantação de maconha em fase de colheita e diversos equipamentos empregados no processamento da droga, incluindo motosserras, peneiras e placas metálicas utilizadas em prensas artesanais.

De acordo com o balanço oficial da operação, foram eliminados aproximadamente 10.600 quilos de maconha, entre plantas prontas para colheita, droga já processada, galhos secos e sementes. O volume apreendido representa um duro golpe financeiro contra as organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

As autoridades estimam que a ação tenha provocado um prejuízo de cerca de US$ 1,59 milhão às estruturas ligadas ao narcotráfico, impedindo que a droga chegasse aos mercados consumidores.

A operação foi acompanhada pela promotora de Justiça Rossana Coronel, da Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico de Pedro Juan Caballero. Por determinação das autoridades competentes, todas as evidências encontradas foram destruídas no próprio local, conforme prevê a legislação paraguaia para este tipo de ocorrência.

A região de Amambay é considerada uma das principais áreas de produção de maconha do Paraguai e frequentemente é alvo de operações de erradicação e combate ao tráfico internacional de drogas, especialmente em áreas próximas à fronteira com Mato Grosso do Sul.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias