A vereadora Lourdes Monteiro (PL) destacou as ações desenvolvidas dentro da programação do “Outubro Rosa”, voltada a conscientização quanto a extrema necessidade de prevenção ao câncer. As ações acontecem no decorrer deste mês de outubro de forma especial.
A programação foi aberta na sessão de terça-feira, 7 de outubro, quando a Câmara Municipal abriu espaço para o médico mastologista Paulo Mauricio Soares Pereira Filho utilizar a Tribuna Livre e expor a importância de campanhas como o “Outubro Rosa”.
O palestrante esteve no Poder Legislativo a convite da vereadora Lourdes Monteiro, presidente da Rede de Combate ao Câncer de Ponta Porã.
Segundo ele, de cada três casos de câncer, um é de câncer de mama. “Em outubro temos a oportunidade de chamar a atenção da sociedade. Especialmente aquela mulher que trabalha o tempo todo, cuida da casa, da família, e não tem tempo para si. Ela precisa saber que é necessário investir na qualidade de vida. As estatísticas revelam que uma em cada oito mulheres vai desenvolver o câncer ao longo da vida. Por isso, precisamos falar sobre o assunto. Todos conhecem alguém que já teve este diagnóstico”, afirmou.
Ele defende o tripé (prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce). Este tripé pode mudar a vida da paciente e da família. Se conseguirmos viabilizar, reduzimos os índices de mortalidade. Este tripé funciona com a pessoa buscando um estilo de vida saudável, hábitos saudáveis, controle de sobrepeso, atividades físicas. Para isso precisamos incentivar hábitos saudáveis que reduzem o risco da doença. E, neste ano, temos uma novidade. Uma vitória que é o SUS autorizar a realização de mamografias a partir dos 40 anos de idade. É importante porque de 25 a 30% dos casos detectados é nesta faixa etária. Oferecer este exame nesta faixa etária é uma vitória, porque permite detectar e iniciar de imediato o tratamento a partir de um diagnóstico precoce. O diagnóstico precoce muda e muito o tratamento”.
“Vamos utilizar o Outubro Rosa par falar muito sobre isso. Levar adiante estas informações”, afirmou.
A vereadora Lourdes Monteiro destacou na Tribuna do Legislativo a palestra enfatizando que a prevenção ao câncer deve ser constante.
COLUNA Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Carlos Bernardo obtém certidões de quitação e de “nada consta” criminal eleitoral junto ao TSE
DIPLOMACIA Câmara de Ponta Porã recebe visita do novo cônsul brasileiro em Pedro Juan Caballero
Eleições 2026 Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul
AÇÃO PARLAMENTAR Marcelino Nunes de Oliveira pede cascalhamento e patrolamento em duas ruas da cidade
AÇÃO PARLAMENTAR Lia Nogueira aciona Energisa para garantir energia estável na zona rural de Ponta Porã Mín. 9° Máx. 17°
Mín. 8° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Ampla Visão com Manoel Afonso Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
COLUNA DO FÁBIO DORTA Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul
AGROCAST Derivativos ganham espaço como ferramenta de proteção no agronegócio
As histórias do Kaxote A troca das fitas e a saga do pequeno mexicano 

