A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou, nesta quinta-feira (2), da solenidade de abertura do 13º Encontro Estadual de Bombeiras Militares, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O evento reuniu autoridades civis e militares, destacando o espaço cada vez maior ocupado pelas mulheres dentro da corporação.
Durante sua fala, a parlamentar destacou a relevância de reconhecer e valorizar a atuação feminina em diferentes áreas da sociedade. “Vivemos um momento em que precisamos falar sobre o protagonismo feminino. Somos apenas três deputadas em um universo de 24 parlamentares estaduais. Isso é uma conquista, mas ainda estamos muito aquém do que podemos. A presença de mulheres no Corpo de Bombeiros mostra que estamos caminhando pelo caminho certo”, ressaltou Lia.
Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo, Lia Nogueira lembrou da admiração que sempre teve pelo trabalho dos bombeiros. “É uma das profissões mais dignas que existem, porque envolve literalmente doar a própria vida para salvar a vida do próximo. E quando vemos mulheres ocupando este espaço, percebemos que, além da força e da coragem, elas trazem consigo a sensibilidade uma característica tão nossa, que nos permite olhar o outro com o coração”, afirmou.
A deputada também aproveitou o momento para reforçar sua luta contra a violência de gênero, lembrando que Mato Grosso do Sul ainda apresenta índices preocupantes.
“Infelizmente, somos o segundo estado brasileiro em número de casos de violência contra a mulher. Precisamos falar sobre isso e não podemos silenciar. Combatemos o machismo estrutural com participação, com mulheres ocupando espaços de poder e decisão. O nosso lugar é onde quisermos estar, construindo uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu.
Lia destacou que cada passo dado hoje fortalece o futuro. “Quando uma mulher conquista espaço, todas nós avançamos juntas. E ao ver tantas bombeiras reunidas, percebo que estamos semeando esperança, coragem e igualdade. Esse é o legado que quero ajudar a construir um Estado onde todas as mulheres tenham voz, respeito e oportunidade de brilhar”, concluiu.
LEGISLATIVO Thiago Vedana solicita reforma de ponto de ônibus e pontos móveis de castração
AÇÃO PARLAMENTAR Lia Nogueira investe em inclusão digital e amplia oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade
COLUNA Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Carlos Bernardo obtém certidões de quitação e de “nada consta” criminal eleitoral junto ao TSE
DIPLOMACIA Câmara de Ponta Porã recebe visita do novo cônsul brasileiro em Pedro Juan Caballero
Eleições 2026 Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul Mín. 9° Máx. 17°
Mín. 8° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Ampla Visão com Manoel Afonso Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
COLUNA DO FÁBIO DORTA Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul
AGROCAST Derivativos ganham espaço como ferramenta de proteção no agronegócio
As histórias do Kaxote A troca das fitas e a saga do pequeno mexicano 

