Quarta, 17 de Junho de 2026 06:34
(67) 999729192
Agronegócio Conab

Conab espera safra recorde de grãos para o ciclo 2024/25

Conab espera safra recorde de grãos para o ciclo 2024/25

10/04/2025 13h30 Atualizada há 1 ano atrás
Por: Redação
Colheita nesta temporada pode chegar a 303,3 milhões de toneladas; Foto: Divulgação
Colheita nesta temporada pode chegar a 303,3 milhões de toneladas; Foto: Divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (10) o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25. A estimativa indica uma colheita de 303,3 milhões de toneladas de grãos, volume que, se confirmado, será o maior já registrado na série histórica da companhia.

O volume previsto representa um aumento de 32,6 milhões de toneladas em comparação com a safra de 2024/25. Esse incremento se deve, em parte, pelo aumento da área plantada, prevista em 81,7 milhões de hectares. Foram incorporados 1,7 milhão de hectares ao total registrado no ciclo anterior.

Além disso, as condições climáticas favoráveis registradas na primeira safra nas principais regiões produtoras também foram um fator decisivo para o aumento de total estimado, segundo a Conab.

Expectativa por produtos

Segundo a estatal, a soja deve atingir o maior volume já colhido no Brasil, podendo chegar a 167,9 milhões de toneladas nesta temporada, um aumento de 20,1 milhões de toneladas a mais que na safra passada. A perspectiva é de que o Centro-Oeste, principal região produtora do grão, deva registrar um novo recorde de produtividade, de 3.808 quilos por hectare, superando o ciclo 2022/23.

Segundo a Conab, a colheita do milho, somando os três ciclos do cereal, está estimada em 124,7 milhões de toneladas. Para o arroz, espera-se uma alta de 14,7%, chegando a 12,1 milhões de toneladas. Para o feijão também está previsto um aumento na produção, que pode chegar a 3,3 milhões de toneladas. Um crescimento de 2,1%.

A produção de algodão também deve ser recorde, uma vez que a área estimada de plantio é de 2,1 milhões de hectares. O crescimento é de 6,9% sobre a safra 2023/24. Para a pluma, a prevista é de 3,9 milhões de toneladas, 5,1% acima do volume obtido na safra anterior.

Canal Rural*

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias