O Governo de Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência ambiental por mais 180 dias devido às persepctivas de estiagem e altas temperaturas, que impactarão diretamente os produtores rurais do estado. A medida repete a estratégia utilizada em 2024, onde um mesmo Decreto de emergência possibilitou ações fundamentais de prevenção pelo estado e iniciativa privada.
Com o decreto, agricultores e pecuaristas terão maior segurança jurídica frente a eventuais necessidades de acionamento de seguro ou renegociação com credores. Além disso, medidas de prevenção e combate a incêndios serão intensificadas, incluindo fiscalização e autorização para confecção de aceiros e uso da queima prescrita.
A situação exige atenção redobrada, pois, apesar das chuvas constantes dos últimos dias, a previsão climática para 2025 aponta predominância de tempo seco e temperaturas elevadas, similar ao ano passado.
O Decreto já está em vigor e segue até setembro de 2025, podendo ser prorrogado caso as condições climáticas adversas persistam.
MS Novo leilão do Detran oferece motocicleta 25/26 e esportivo turbo; veja
MS Roadmap alcança 96% dos municípios e fortalece a conexão entre ações locais
EDUCAÇÃO Receita servida em escola de MS vence concurso nacional de alimentação escolar
GERAL Coleta de DNA em presídios amplia investigações e fortalece banco genético de Mato Grosso do Sul
VEJA Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital em MS
CONSCIENTIZAÇÃO Junho Prata abre mobilização de enfrentamento à violência contra a população idosa em MS Mín. 13° Máx. 19°
Mín. 13° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 21°
Chuva

