Domingo, 21 de Junho de 2026 02:54
(67) 999729192
Política Lei:

Lei: Criado mecanismo de resolução de conflitos nas escolas estaduais

Lei: Criado mecanismo de resolução de conflitos nas escolas estaduais

05/02/2025 06h53 Atualizada há 1 ano atrás
Por: Redação
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Foto: Alems
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Foto: Alems

No recesso parlamentar, foi publicada no Diário Oficial 11.704, a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que dispõe sobre ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

As ações compreendem: solução pacífica e harmoniosa dos conflitos oriundos das relações interpessoais entre os atores envolvidos; respeito e tolerância às diferenças sociais, econômicas, políticas, religiosas e de gênero; melhoria da comunicação e a preservação de suas relações; educação para a paz, cultura do diálogo e prevenção de todas as formas de violência no ambiente escolar.

Para as soluções de conflitos, deverão ser incluídos professores, funcionários e demais profissionais que atuam no âmbito escolar, alunos e seus familiares. A lei estabelece os seguintes instrumentos de resolução: métodos autocompositivos, justiça restaurativa e mediação escolar.

A lei estabelece como princípios da justiça restaurativa a universalidade, celeridade, confidencialidade, consensualidade, corresponsabilidade, empoderamento, imparcialidade, informalidade, participação, reparação de danos, urbanidade e voluntariedade.

Já os princípios da mediação escolar são a imparcialidade, confidencialidade, respeito e diálogo. Para o desenvolvimento das ações e dos instrumentos de resolução de conflitos nas escolas, o Poder Executivo poderá celebrar instrumentos jurídicos específicos com outros órgãos, entidades e instituições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias