Os preços do trigo vêm registrando variações distintas entre as regiões e as modalidades (mercados de balcão e de lotes) acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Segundo pesquisadores do órgão, isso se deve às diferentes perspectivas entre compradores e vendedores, que, por sua vez, estão atentos às recentes desvalorizações externas, às flutuações do dólar e ao desenvolvimento das lavouras da nova safra.
Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam expressiva redução na área com a cultura no Brasil. A indisponibilidade de sementes de qualidade, o risco de perda por chuvas e geadas, a baixa rentabilidade e danos registrados na temporada anterior desestimularam triticultores – 3,069 milhões de hectares devem ser destinadas ao cereal, área 11,6% menor que em 2023.
Entretanto, a produtividade pode dar um salto de 25,1% em relação ao ano anterior, indo para 2.917 kg/ha.
Caso confirmado, a produção pode chegar a quase 9 milhões de toneladas, 10,6% acima da temporada finalizada em 2023.
Preço do trigo
O preço médio da tonelada de trigo nesta segunda-feira (15) era de R$ 1.545,02 no Paraná, de acordo com levantamento do Cepea/Esalq. Já no Rio Grande do Sul, o valor médio apurado na mesma data foi de R$ 1.453,72.
Canal Rural*
AGROCAST EP. 38 Segurança jurídica no agro: o que todo produtor precisa saber
Agroindustrialização Agroindustrialização pode ampliar oportunidades para produtores e fortalecer economia de Selvíria
AGRONEGÓCIO Milho 2ª safra 2025/2026 tem 70,6% das lavouras em boas condições
AGRONEGÓCIO China reconhece território brasileiro como livre da febre aftosa
Embrapa Nova chefia da Embrapa Gado de Corte projeta inovação e avanços para a pecuária
AGRONEGÓCIO Estado amplia protagonismo no agro brasileiro em ano de recordes para o setor Mín. 12° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 22°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuva

