Os deputados votaram cinco projetos nesta quarta-feira (29/11), durante sessão plenária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
Em segunda discussão quatro projetos foram aprovados. Projeto de Lei 117/2023, do deputado Rafael Tavares (PRTB), que institui o Dia Estadual do Dia do Caçador, Atirador e Colecionador (CAC) no Estado de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado anualmente no dia 09 de julho foi aprovado por maioria e segue ao expediente para sanção governamental. Na sessão, o deputado justificou que há cerca de 22 mil CACs no Estado e 55 clubes de tiro, com mais de 500 empregos diretos.
Proposto pela deputada Gleice Jane (PT), o Projeto de Lei 206/2023 estabelece o Dia Estadual da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, suas abordagens para detecção, tratamento e prevenção, a ser comemorado anualmente no dia 28 de junho. A matéria foi aprovada por unanimidade e segue para sanção.
Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 267/2023, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), que inclui a Festa do Peão de Boiadeiro de Alcinópolis, realizada anualmente entre os meses de agosto e setembro, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Segue ao expediente para sanção.
De autoria do deputado Neno Razuk (PL), o Projeto de Lei 63/2023 estabelece a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos públicos de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é evitar incômodos sensoriais aos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. O projeto foi aprovado e segue à votação em redação final por ter recebido emenda.
Primeira discussão
Em primeira discussão, os deputados também analisaram o Projeto de Lei 283/2023, de Antonio Vaz (Republicanos), que institui a Semana Emprega + Mulheres no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a ser realizada anualmente no mês de março. A proposta é conscientizar a população Sul-mato-grossense sobre a proteção de direitos trabalhistas, principalmente das mulheres e no âmbito de combate ao assédio sexual. Aprovada, a proposta segue para análise das comissões de mérito.
LEGISLATIVO Thiago Vedana solicita reforma de ponto de ônibus e pontos móveis de castração
AÇÃO PARLAMENTAR Lia Nogueira investe em inclusão digital e amplia oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade
COLUNA Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Carlos Bernardo obtém certidões de quitação e de “nada consta” criminal eleitoral junto ao TSE
DIPLOMACIA Câmara de Ponta Porã recebe visita do novo cônsul brasileiro em Pedro Juan Caballero
Eleições 2026 Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul Mín. 8° Máx. 22°
Mín. 9° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 8° Máx. 12°
Tempo nublado

