A Câmara Municipal de Ponta Porã vai promover na próxima quinta-feira (14/9), Sessão Solene em homenagem aos 80 anos de criação do Território Federal de Ponta Porã. A solenidade terá como principal atração, uma palestra do professor e Historiador, Nivalcir Pereira de Almeida, que deverá ter como público alunos do ensino médio.
A Uper (União Pontaporanense dos Estudantes e Região) é parceria do evento e auxiliou na mobilização dos estudantes de diversas escolas públicas e particulares que se farão presentes no evento.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, juntamente com a primeira vice-presidente, Kamila Alvarenga, e os demais parlamentares, convidam a população para prestigiar a sessão solene.
A criação
O Território Federal de Ponta Porã existiu num curto espaço de tempo no final da primeira metade do século passado. Entre os anos de 1943 e 1946, Ponta Porã e alguns municípios vizinhos constituíram o Território (correspondente a um Estado).
Um fato interessante na História do município é que este foi a capital na maior parte do tempo.
O Território Federal de Ponta Porã foi criado por um ato do então presidente Getulio Vargas e foi extinto pela Constituição Federal de 1946, já durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, militar que, antes de ser presidente da República, comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
LEGISLATIVO Thiago Vedana solicita reforma de ponto de ônibus e pontos móveis de castração
AÇÃO PARLAMENTAR Lia Nogueira investe em inclusão digital e amplia oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade
COLUNA Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Carlos Bernardo obtém certidões de quitação e de “nada consta” criminal eleitoral junto ao TSE
DIPLOMACIA Câmara de Ponta Porã recebe visita do novo cônsul brasileiro em Pedro Juan Caballero
Eleições 2026 Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul Mín. 8° Máx. 22°
Mín. 9° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 8° Máx. 12°
Tempo nublado

