Apesar da prorrogação do prazo até 30 de junho, nem todos os produtores fizeram a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos 2023. No Planalto, o índice está em 85,55% e, no Pantanal, está em 82,18%, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a prorrogação atendeu um pedido dos próprios produtores. Ele explicou ainda que a declaração é obrigatória para criadores de bovinos e de outros animais como galinha, galinha-d'angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.
"A pedido dos produtores, nossa Iagro prorrogou o prazo para o dia 30 de junho para fazer recadastramento, atualização do cadastro e declaração do rebanho. Vale lembrar que esse cadastro deve ser feito mesmo se a pessoa não tiver nenhum estoque de bovino. Se tiver qualquer tipo de animal dentro da sua propriedade, (como) cavalo, peru, galinha, vai ter que fazer cadastro disso. Se não for feito, vai receber multa que é de 100 Uferms, que hoje corresponde a R$ 4,8 mil. Contamos com o produtor rural para a liberação do Estado de Mato Grosso do Sul para caminhar para o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação", disse.
AGROCAST EP. 38 Segurança jurídica no agro: o que todo produtor precisa saber
Agroindustrialização Agroindustrialização pode ampliar oportunidades para produtores e fortalecer economia de Selvíria
AGRONEGÓCIO Milho 2ª safra 2025/2026 tem 70,6% das lavouras em boas condições
AGRONEGÓCIO China reconhece território brasileiro como livre da febre aftosa
Embrapa Nova chefia da Embrapa Gado de Corte projeta inovação e avanços para a pecuária
AGRONEGÓCIO Estado amplia protagonismo no agro brasileiro em ano de recordes para o setor Mín. 12° Máx. 20°
Mín. ° Máx. °
Mín. 14° Máx. 22°
Tempo nublado

