A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), acompanhou na última segunda-feira (22), a sessão da Câmara de Vereadores de Dourados onde foi votado um Projeto de Lei do Executivo encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP), que altera dispositivos na Lei Complementar nº 118, de 31 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do profissional da Educação municipal.
Ao lado de centenas de Educadores, Lia Nogueira se colocou contrária as modificações por entender que o projeto de Alan Guedes traz prejuízos para toda a categoria e coloca um ponto final em conquistas alcançadas nos últimos anos que davam dignidade e valorizam os profissionais da Educação em Dourados.
Mesmo com toda a mobilização do sindicato da categoria, a maioria esmagadora da bancada de situação acabou por aprovar o pedido do prefeito em detrimento dos professores e outros profissionais. Foram 11 votos favoráveis e 6 contrários e duas ausências.
Lia Nogueira lamentou a retirada de conquistas e disse que os educadores de Dourados já enfrentam muitas dificuldades dentro e fora das salas de aula e não foram valorizados por quem prometeu “cuidar” da Educação em carta assinada durante a campanha política. “O prefeito fez um compromisso com vocês (os professores) e agora trai a categoria através desta lei que retira benefícios alcançados. Isso mostra que ele não tem nenhum comprometimento com os educadores ou qualquer categoria”, disse Lia para vários professores indignados logo após a votação.
Desde segunda, trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Dourados estão em greve. Eles alegam que o prefeito Alan Guedes não cumpre o Piso nacional da Categoria, já que desde janeiro deveria ter implementado a reposição de 14,95%, o que não foi feito.
LEGISLATIVO Thiago Vedana solicita reforma de ponto de ônibus e pontos móveis de castração
AÇÃO PARLAMENTAR Lia Nogueira investe em inclusão digital e amplia oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade
COLUNA Amplavisão. Programas sociais: refletem no bolso e nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Carlos Bernardo obtém certidões de quitação e de “nada consta” criminal eleitoral junto ao TSE
DIPLOMACIA Câmara de Ponta Porã recebe visita do novo cônsul brasileiro em Pedro Juan Caballero
Eleições 2026 Campanha está esquentando em Mato Grosso do Sul Mín. 10° Máx. 21°
Mín. 7° Máx. 10°
Chuvas esparsasMín. 3° Máx. 16°
Tempo limpo

