Domingo, 21 de Junho de 2026 12:25
(67) 999729192
Cotidiano Avião

Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia

Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia

07/03/2022 09h35 Atualizada há 4 anos atrás
Por: Agência Brasil
Repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10); Foto: Divulgação/FAB
Repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10); Foto: Divulgação/FAB

Um avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola hoje (7), às 14h (MS), da Base Aérea de Brasília para cumprir a missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia por causa da guerra. A aeronave está prevista para pousar em Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9).

O avião leva 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos, como ajuda humanitária à Ucrânia.

Ação interministerial

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já chega a 1,5 milhão, segundo o diretor da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. "Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse. A Polônia, Romênia e Hungria têm sido o destino da maioria dos refugiados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias