A Iagro informa que prorrogou a anistia, ou seja, o prazo para que os produtores rurais regularizarem os seus rebanhos de CAPRINOS e OVINOS junto à IAGRO sem ônus, ficando a data limite de 31 de dezembro de 2022 para todas as regularizações. A norma publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (24) a PORTARIA IAGRO MS Nº 42, DE 20 DE JANEIRO DE 2022 (página 46)
No Estado, o número de ovinos abatidos entre 2020 e 2021 cresceu 46,70%, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em números, partimos de 4,3 mil animais abatidos para 6,3 mil no período.
Em contrapartida, o rebanho de ovinos no Estado do Mato Grosso do Sul vem diminuindo. Em 2017, o rebanho era de 465.710 animais, e em janeiro de 2022 o rebanho encontra-se em 405.211 animais, sendo 294.802 fêmeas e 110.409 machos, apresentando um percentual de 13% de redução.
O rebanho atual de caprinos no MS encontra-se em 25.170 animais, sendo 17.555 fêmeas e 7.615 machos, e também apresentou diminuição, sendo o percentual de 16,8% de redução desde 2017.
De acordo com a Coordenadora Estadual do PNSCO, a Fiscal Estadual Agropecuária, Suzana Cometki Ortega, a diminuição ocorreu devido às constantes atualizações e regularizações dos rebanhos no estado por parte dos produtores, que procuram a IAGRO e pelos Fiscais Estaduais Agropecuários – FEAs, através das vigilâncias sanitárias realizadas nas propriedades rurais.
Importante destacar que o cadastramento e recadastramento do rebanho de pequenos ruminantes e suas atualizações vem ocorrendo desde 2014, com a publicação de diversas normas que possibilitaram aos produtores regularização e atualização dos dados dos seus rebanhos, sem aplicação de penalidades.
TEMPERATURA EM QUEDA Frente fria derruba temperaturas e promete dias frios na fronteira
VIOLÊNCIA NA ALDEIA Ministro dos Povos Indígenas classifica agressões em aldeia de Amambai como tortura e cobra investigação
FRONTEIRA Integração e Tradição: Universidade Interamericana celebra a Cultura Paraguaia no Festival Guarani
Criança Criança ferida em ataques de pitbull em Ponta Porã é transferida em estado grave para Dourados
Possível Possível aparição de onça assusta moradores da fronteira e deixam autoridades em alerta
GCMs GCMs salvam criança após afogamento em Campo Grande Mín. 8° Máx. 22°
Mín. 9° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 8° Máx. 12°
Tempo nublado

