A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou hoje (13), que inicia amanhã (14), o descongelamento do primeiro lote de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nacional a ser usado na formulação de vacinas contra covid-19 no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Desde o ano passado, a Fiocruz produz a vacina AstraZeneca contra covid-19, mas com IFA importado do laboratório chinês WuXi Biologics.
O IFA é o ingrediente mais importante da vacina, pois contém as informações necessárias para que o corpo produza defesas contra o SARS-CoV-2. Após um processo que começou em meados do ano passado, Bio-Manguinhos conseguiu nacionalizar a produção deste insumo, mediante um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, tornando a instituição autossuficiente na produção da vacina contra covid-19.
Depois de descongelado, o IFA vai passar pela formulação, quando é misturado a outros ingredientes, e pelo envase, quando é acondicionado nos frascos. A vacina, então, é revisada, rotulada e embalada para ser enviada ao Ministério da Saúde, e esse processo é submetido a um controle de qualidade que dura cerca de duas semanas.
A previsão de Bio-Manguinhos é que o primeiro lote da vacina AstraZeneca/Fiocruz 100% nacional seja entregue ao Programa Nacional de Imunizações em fevereiro. O instituto já tem material suficiente para produzir 21 milhões de doses.
Saúde Líder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
Saúde Anvisa determina recolhimento de lotes de antibióticos
Saúde Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
Saúde Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP
Imunização Universidade Interamericana e XIII Região Sanitária farão mutirão de vacinação
Saúde Cacique Raoni apresenta melhora, mas continua internado na UTI Mín. 14° Máx. 23°
Mín. 12° Máx. 18°
ChuvaMín. 9° Máx. 17°
Chuvas esparsas

