A vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos deverá começar em janeiro, segundo informou na quinta-feira (16), o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. Ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do imunizante da Pfizer para a faixa etária mencionada.
No entanto, vários pontos precisam ser analisados e colocados em prática. O primeiro é que o imunizante a ser usado será a da Pfzier, já aplicada em pessoas acima dos 12 anos. A quantidade a ser utilizada é menor – um terço da dose usada atualmente.
Outra diferenciação é a tampa do frasco, que atualmente é laranjada, mas para as doses infantis, será na cor roxa. A vacina que é produzida aqui no Brasil chega ao país em pó e, por isso, requer especialização dos profissionais ao manusearem o produto.
Segundo a Anvisa, além desses pontos, existem outros que também deverão ser analisados. Por exemplo, o lugar de vacinação deverá ser diferente e separado do lugar de imunização das outras faixas etárias, e após a aplicação, recomenda-se que a criança aguarde no local, por cerca de 20 minutos para que seja observado eventuais sintomas como febre, fadiga, dor de cabeça, dor e vermelhidão no local da aplicação.
A Agência também orientou que a vacinação no modelo drive-thru seja evitada, e que haja intervalo de 15 dias da aplicação para outras vacinas do calendário infantil.
Saúde Programa de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
Saúde Líder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
Saúde Anvisa determina recolhimento de lotes de antibióticos
Saúde Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
Saúde Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP
Imunização Universidade Interamericana e XIII Região Sanitária farão mutirão de vacinação Mín. 14° Máx. 23°
Mín. 12° Máx. 18°
ChuvaMín. 9° Máx. 17°
Chuvas esparsas

