Fatores climáticos levaram à queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período de abril a junho. Essa é a conclusão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, que divulgou hoje (2) nota sobre o resultado do PIB do terceiro trimestre.
“A queda da agropecuária teve impacto relevante no PIB do terceiro trimestre de 2021. Se fosse zerada a variação da agropecuária na margem, o PIB cresceria na ordem de 0,3% a 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2021”, diz a nota.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário registrou perdas de 8%.
“É fundamental distinguir o que é política econômica de fatores climáticos adversos e pontuais da natureza. A maior crise hídrica em 90 anos de história e a ocorrência de severas geadas tiveram impacto tanto em setores intensivos em energia como em setores que dependem do clima, como agricultura”, avaliou a secretaria.
A SPE ressaltou que “mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade”.
“Há elevação da taxa de poupança e da taxa de Investimento (FBCF/PIB), retornando o patamar do começo da década passada. Dessa forma, salienta-se a melhora na qualidade do crescimento do PIB brasileiro”, diz a secretaria.
Mercado de trabalho
A secretaria também destacou a “recuperação do mercado de trabalho informal, com a volta em direção aos níveis pré-pandemia”. O nível de ocupação ainda se encontra abaixo dos níveis pré-crise, e espera-se o seu retorno à média histórica, o que deve contribuir para crescimento econômico no ano que vem”, ressaltou.
A secretaria citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua que mostrou criação de 3,6 milhões de vagas de trabalho, no terceiro trimestre, com aumento médio de 1,2 milhão de postos de trabalho por mês.
TEMPERATURA EM QUEDA Frente fria derruba temperaturas e promete dias frios na fronteira
VIOLÊNCIA NA ALDEIA Ministro dos Povos Indígenas classifica agressões em aldeia de Amambai como tortura e cobra investigação
FRONTEIRA Integração e Tradição: Universidade Interamericana celebra a Cultura Paraguaia no Festival Guarani
Criança Criança ferida em ataques de pitbull em Ponta Porã é transferida em estado grave para Dourados
Possível Possível aparição de onça assusta moradores da fronteira e deixam autoridades em alerta
GCMs GCMs salvam criança após afogamento em Campo Grande Mín. 10° Máx. 21°
Mín. 7° Máx. 10°
Chuvas esparsasMín. 3° Máx. 16°
Tempo limpo

