Projeto arrojado empreendido pela família Poli quando Bonito ainda ensaiava ser o principal destino de ecoturismo do país, o Zagaia é o único resort de Mato Grosso do Sul e mais de duas décadas depois de sua construção continua sendo um referencial na rede hoteleira do destino e do Estado num processo constante de inovação, ampliação e novos serviços. Recentemente, implantou um spa com serviços de massagens terapêuticas e banhos de imersão.
Recebendo ao longo desses anos turistas do Brasil e do exterior e grandes personalidades do mundo artístico-cultural e político, como o ator norte-americano Harrison Ford, que se hospedou no hotel em 1997, o Zagaia ocupa uma área de 600 mil m² cercado por jardins arborizados e complexos de apartamentos bem organizados e charmosos. Os espaços de lazer propiciam experiências marcantes envolvendo esportes, ecologia, gastronomia e muito mais!
Segundo a família Poli, o segredo do sucesso do Zagaia é simples: o acolhimento. “O Zagaia nada mais é que uma extensão da sua casa. Aqui são todos nossos convidados”, é o lema do grupo empresarial que apostou no potencial ecoturístico de Bonito. E não é para menos: foi criado o serviço de concierge, cujo profissional auxilia o hóspede nos imprevistos da viagem, dá dicas sobre a cidade, passeios e as atividades de lazer, além de cuidar da surpresa para a pessoa amada.
Recreação o ano todo
Cercado de muito verde (o acesso é pela estrada MS-382, em direção à Gruta do Lagoa Azul e à Serra da Bodoquena), o resort situa-se ao lado de uma reserva e o avistamento de animais e aves é uma experiência incrível, cuja sensação também é completa na trilha ecológica para caminhada e nos passeios de quadriciclo. Para quem prefere curtir o parque aquático, são sete piscinas entre naturais, climatizadas e aquecidas (cobertas), incluindo de biribol e acqua play para as crianças.
A recreação é garantida o ano todo, dia e noite: são duas quadras de tênis de saibro, minigolfe, seis quadras de beach tênis, vôlei de areia e futvôlei, lagoa para pesca, playground, espaço kid e dois campos de futebol (oficial e iluminado). As atividades para adultos e crianças incluem, ainda, salas de jogos, oficina de artes, reciclagem, gincanas e jogos noturnos. O espaço inclui cafeteria, dois restaurantes, sauna panorâmica, academia de ginástica e SPA, hidromassagens naturais e aquecidas, boutique e centro de eventos corporativos e sociais, com três salas e capacidade para até 300 pessoas.
O complexo hoteleiro conta com 150 apartamentos (de 34m² a 45m²), todos equipados com ar condicionado, tv, frigobar, cofre, telefone e gerador de energia. Todas as acomodações proporcionam vista para a área verde. Outro diferencial de serviço é o atendimento personalizado por meio da agência local de turismo (Crisval Tur), com reservas de passeios em Bonito e região e transporte, e até mesmo, pode montar um pacote completo, incluindo voos.
Sustentabilidade
Sobre ser ecologicamente correto, esse tema é muito abrangente no resort, envolvendo a estrutura operacional e a sociedade nas ações realizadas com o compromisso pela sustentabilidade. Há mais de quatro anos, o hotel faz conversão direta da radiação do sol em energia elétrica limpa, através do sistema solar fotovoltaica. Foram instaladas 2.046 placas, um total de 11 mil m² de área ocupada.
Foi implantada, recentemente, uma lavanderia elétrica e totalmente tecnológica e com processos automatizados, que reduz o tempo de lavagem e secagem do enxoval e reduz uso da água e de produtos (biodegradáveis). O sistema de aquecimento de água é a biomassa, uma forma eficaz para combater o efeito estufa. Cada piscina e área dos apartamentos possuem um controle de temperatura individual, indicando a temperatura ideal.
O tratamento de esgoto de polímero mineral, menos impacto na natureza, onde a água tratada é reutilizada na limpeza do pátio, por exemplo, assim como na irrigação de plantas. Nesse processo de polímero mineral é gerado um fertilizante pronto para uso imediato. O hotel faz parte do clube da compostagem, um projeto focado na destinação correta dos resíduos orgânicos, e o sistema de tratamento de efluentes é 100% sem aditivos químicos.