O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) iniciou no feriado da Semana Santa a automatização na aplicação de pesquisas de demanda turística no destino, trabalho que realiza desde 2016 em convênio com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). Além do formulário impresso, as pesquisadoras passam a contar com o preenchimento do questionário via celular e o turista tem a opção de responder posteriormente pelo QR Code.
O OTEB foi criado em 2015 pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) para identificar o perfil e os hábitos do turista, a quantidade de visitantes a Bonito e região, de onde vêm, os passeios realizados, dias de permanência no destino, movimento aéreo e os reflexos dessa demanda na economia local. Os boletins são divulgados mensalmente apontando tendências e informações relevantes, cujos dados subsidiam a cadeia produtiva e os gestores públicos.
Segundo a coordenadora Janaina Mainchein, o acompanhamento realizado pelo observatório permite atualizar, de uma forma informativa e clara, o direcionamento do turismo local conforme os reflexos do mercado, embasando as tomadas de decisões de empresários, profissionais da área e o poder público em todas as esferas. As pesquisam apontam, por exemplo, a retomada do turismo pós-pandemia, com registro de recordes de visitantes ao destino.
Inteligência da informação
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destacou o trabalho realizado pelo Observatório do Turismo e afirmou que apoiar o Bonito Convention é ter a certeza de que a geração de resultados compilados nas variantes do turismo no destino continuará fornecendo informações valiosas para a fundação tomar decisões com base na inteligência da informação e de mercado. “Os dados do OTEB são fundamentais para trabalharmos Bonito e região”, citou.
A renovação do convênio com a Fundtur permitirá a realização do trabalho até março de 2024, o qual faz parte do projeto do Bonito Convention aprovado em edital, contando ainda com o apoio da prefeitura de Bonito, Conselho Municipal de Turismo e do trade. Ainda em fase de testes, o sistema automatizado foi iniciado no período de 6 e 9 de abril e os ajustes identificados serão feitos nos próximos meses, já com implantação do sistema offline.
A nova ferramenta dará agilidade ao levantamento com a transferência direta das informações compiladas para a ALUMIA – Plataforma de Inteligência Turística do Mato Grosso do Sul, implantada pela Fundtur em parceria com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Mato Grosso do Sul (Fecomércio), eliminando o questionário impresso e o trabalho manual. Os dados fornecidos pelo turista não serão utilizados individualmente, mas de forma agrupada.