Mtur e Fundtur MS destacam governança da Rota Pantanal Bonito

A gestão da Instância de Governança Regional (IGR) da Rota Pantanal Bonito, assumida em 2021 pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pelo setor privado com sede em Bonito, foi parabenizada pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) durante assembleia online realizada com os municípios que integram esse mosaico de atrativos turísticas único no Brasil.

A coordenadora-geral das Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Mtur, Ana Carla Moura, aceitou o convite para participar da reunião para entender como Mato Grosso do Sul avançou na implantação das IGRs e elogiou o modelo de gestão da Rota Pantanal Bonito, que hoje tem a adesão de seis dos dez municípios que fazem parte dos dois biomas (Pantanal e Serra da Bodoquena). “Esse fortalecimento regional é fundamental e estratégico”, disse.

Mercado consome

Ana Carla colocou a sua coordenação no Mtur à disposição do Estado e do trade turístico no alinhamento das ações integradas para o desenvolvimento do setor e da governança da rota. O diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, também participou da live e reafirmou o compromisso da fundação de continuar dando suporte técnico e financeiro para que a IGR Pantanal Bonito continue crescendo “e que tenha cada vez mais autonomia de fato”.

Wendling realçou ainda o diferencial de duas regiões (Pantanal e Serra da Bodoquena) que considera fantásticas em diversidade de atrativos na natureza e gestão. “O mercado já está consumindo os dois destinos como coletivo e estamos reforçando a promoção e divulgação da rota também nos eventos internacionais”. Juntos, Pantanal e Bonito são praticamente imbatíveis, segundo o presidente da Fundtur.

Metas cumpridas

Na coordenação da assembleia, o presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete, destacou o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundtur, ao turismo de Mato Grosso do Sul e em especial à Rota Pantanal Bonito. “Essa interlocução com a Fundação de Turismo nos permite avançar na governança e na execução do nosso plano de trabalho”, comentou. Coinete também realçou o papel preponderante do Ministério do Turismo na implantação das IGRs.

Durante a assembleia, a equipe técnica da rota apresentou as ações já desenvolvidas, como a realização do Feirão do Turismo em Campo Grande e a estruturação dos setores de marketing e divulgação, com a criação de uma assessoria de imprensa, núcleo de redes sociais e o site (em elaboração), e o calendário de capacitação. Ficou definido para setembro a próxima assembleia, quando será aprovado o plano de trabalho para 2024.

A maioria dos municípios que integram a rota participou da live. A secretaria-executiva do Bonito Convention, Janaína Mainchein, confirmou a adesão de seis municípios à IGR Pantanal Bonito: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda. Os demais, estão providenciando documentação e a regulamentação por lei para participar. Presente também à assembleia a interlocutora da Rota Pantanal Bonito, Emanueli Ribeiro, da Fundtur/MS.

Campo Grande