Criado em 2015, o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) é uma importante ferramenta de gestão ao monitorar e concentrar pesquisas das atividades turísticas da Capital do Ecoturismo. Coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), processa e gera informações e estatísticas que auxiliam na elaboração de diagnósticos, planejamentos e planos de ação visando o desenvolvimento do segmento na região.
No dia 21 de março, foi renovado o convênio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) com o Bonito Convention, por meio de termo de colaboração, para continuidade dos trabalhos realizados pelo OTEB. O termo de colaboração, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), foi assinado pelo diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, e pelo presidente da associação, Rodrigo Coinete, oficializando o repasse anual de R$ 198.355,20 à entidade.
Para o presidente da associação, a parceria firmada desde 2018 com a Fundtur vai possibilitar a ampliação e fortalecimento do Observatório do Turismo, inclusive a contratação de uma equipe de pesquisadores para auxiliar nas ações do plano de trabalho proposto, que finaliza em 2024. No ano passado, o OTEB registrou recorde de turistas em Bonito (280 mil visitantes). “A Fundtur tem sido uma grande parceira do Bonito Convention e do turismo da região”, disse Rodrigo Coinete.
Políticas de fomento
Segundo a coordenadora do OTEB e secretária executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein, o apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundtur, propicia a continuidade e ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório do Turismo, quais sejam: elaboração dos boletins mensais, anuário estatístico do turismo, pesquisas de demanda turística para obter informações sobre o perfil e hábitos dos visitantes nos principais feriados e eventos realizados em Bonito, pesquisas de fluxo turístico no aeroporto do município e pesquisa de sondagem empresarial para identificar a expectativa sobre o turismo para os próximos meses.
O acompanhamento sistemático realizado pelo Observatório do Turismo, que inclui também análises do perfil dos turistas, origem dos visitantes, taxa de ocupação hoteleira, número de visitações aos atrativos e evolução de empregos e da economia local, gera dados e informações relevantes que baseiam tomadas de decisões pelo poder público e pelo trade turístico. Os relatórios processados e divulgados regularmente alimentam ainda o Observatório do Turismo de MS, coordenado pelo Fundtur.
Para ter acesso a todos os trabalhos realizados pelo OTEB, visite: www.otbonito.com.br.
Mais informações:
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms
www.bcvb.com.br