Bonito registrou o melhor mês de abril em fluxo de turistas em oito anos, recebendo 26.857 visitantes, segundo boletim divulgado pelo Observatório do Turismo e Eventos (OTEB), que acompanha a atividade turística do destino desde 2015. Nos feriados da Semana Santa e Tiradentes, a ocupação hoteleira foi, respectivamente, de 81% e 79%, repetindo a boa performance de janeiro (79%) desse ano.
Em 2022, a Capital do Ecoturismo do Brasil recebeu público recorde (280.391), superando até então o melhor ano, 2016, quando foram contabilizados 212.817 turistas. O crescimento do turismo no destino tem sido gradual, fomentado não apenas pelas belezas naturais, mas com ações de promoção de eventos e divulgação dentro e fora do Brasil realizadas pela prefeitura local, Governo do Estado e Rota Pantanal Bonito.
Os dados coletados mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos comprovam esse aquecimento do turismo em Bonito. As informações relevantes e atualizadas projetam dados que dão embasamento a tomada de decisões pelos empresários, gestores públicos e profissionais de turismo. O OTEB é coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau e tem apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur/MS).
Os números
Em quatro meses (janeiro a abril), Bonito recebeu 102.922 visitantes e o número de visitações aos atrativos tem se mantido em alta. Em abril, foram 73.864 vouchers (venda direta dos passeios pelas agências de turismo) comercializados, superando março (49.167). Os atrativos mais frequentados foram: balneários (22.747 visitações), flutuação (17.763) e cachoeiras (10.663). A ocupação da Gruta do Lago Azul foi de 67%.
O desempenho hoteleiro em abril foi de 63% de ocupação da capacidade do destino, que tem o maior número de leitos do Estado, superando inclusive Campo Grande. O Observatório do Turismo e Eventos também afere o movimento no aeroporto local e neste mês foram registrados 1.714 desembarques nos voos da Gol e Azul, estimando-se que 6,38% dos visitantes utilizaram o transporte aéreo.