Eventos esportivo, cultural e de meio ambiente movimentam turismo de Bonito em novembro

Com estrutura para se tornar também um destino de grandes eventos, Bonito terá uma extensa e diversificada programação de acontecimentos nas áreas esportivas, culturais e de sustentabilidade no mês de novembro, destacando-se o 19º Festival da Guavira e o 1º Encontro Internacional de Observação de Aves.

A captação de eventos faz parte do plano estratégico da cidade para gerar fluxo turístico, ação também desenvolvida pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pela iniciativa privada e gestora da Rota Pantanal Bonito. O destino conta com um centro de convenções para duas mil pessoas e outros espaços para receber congressos, festas e feiras.

“Com o apoio do trade e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) temos trabalhado intensamente para captar maior número de eventos, os quais, além de promover a cidade, tem um peso muito forte na ocupação da nossa rede hoteleira, hoje com sete mil leitos, e na visitação aos atrativos, refletindo em toda a economia local”, destaca o prefeito bonitense Josmail Rodrigues.

Cinema

O Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Bonito CineSur) abre, no dia 4 de novembro, a série de eventos. A solenidade será às 19h, no Centro e Convenções de Bonito, com exibição do filme Alma do Brasil, acompanhado pela Orquestra Prelúdio sob regência do maestro Eduardo Martinelli, seguidos de apresentações da Orquestra Jovem Sesc MS e o cantor Marcelo Loureiro. O CineSur é o primeiro do Brasil a reunir produções de toda a América do Sul, com mais de 300 produções inscritas.

Realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Bonito, o festival segue até o dia 11 de novembro. A programação inclui oficinas de roteiro e de projetos de coprodução internacional, debates, palestras e encontros com representações diplomáticas e organismos de fomento à indústria cinematográfica, bem como mostras competitivas do cinema sul-americano de filmes inéditos, de longas-metragens e curtas-metragens realizados entre os anos 2022 e de 2023.

Corrida

Nos dias 11 e 12 de novembro, a Capital do Ecoturismo sediará o 1º Bonito Trail Run, uma prova desafiadora com percursos de 7km, 14km e 21km nas trilhas e paisagens protegidas e deslumbrantes do atrativo Nascente Azul, passando ao lado de cachoeiras, nascentes e riachos de águas cristalinas.

Fechando o calendário da competição este ano, a prova deve reunir 600 atletas, em sete categorias (dos 16 anos a acima de 70 anos). A abertura será no dia 11, na Praça da Liberdade, centro de Bonito, com congresso técnico, corrida kids, entrega de kits e shows, das 15h às 22h.

Festival

De 16 a 19 do próximo mês, a prefeitura de Bonito realiza mais uma edição – a 19ª – do tradicional Festival da Guavira, cuja programação inclui shows, exposição de artesanato, degustação e o concorrido concurso para escolha da maior fruta típica da região. O evento acontecerá na Praça da Liberdade, com estimativa de público de cinco mil pessoas.

No ano passado, com a presença do cantor Guito, que participou do remake da novela Pantanal, da dupla sertaneja Alex e Yvan e músicos locais, o festival reuniu mais de quatro mil pessoas na praça. A programação deste ano ainda não foi divulgada pela organização

Observação de aves

Marcado para os dias 17 e 18 de novembro, o Encontro Internacional de Observadores de Aves em Bonito irá reunir observadores brasileiros e dos países da América do Sul e agregando a população local em torno do movimento de observação de aves no Estado. Com inscrições gratuitas e limitadas, o evento será realizado no auditório da Câmara de Vereadores e com atividades ao ar livre de observação de aves na área urbana da cidade.

“O turismo de observação de aves é um caminho sustentável para promover e conservar as paisagens naturais do país, assim como sua fauna e flora, e valorizar a cultura e as economias de comunidades locais em compasso com a conservação da sociobiodiversidade”, afirma Simone Mamede, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, que participa do evento promovido pelo município.

Copa Mutantes

Com previsão de 300 pessoas, entre atletas, dirigentes e familiares, Bonito sediará a 6ª edição da Copa Mutantes de Fisiculturismo, nos dias 24 e 25 de novembro. A competição é organizada pela Federação Sul-mato-grossense de Fisiculturismo, com apoio da prefeitura de Bonito, e vale como seletiva para o Brasileiro. Além de competidores do Estado, a disputa deverá reunir atletas de outros estados em várias categorias.

Fisiculturismo é uma prática que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir da hipertrofia muscular, ou seja, aumento no volume da massa muscular. O objetivo da modalidade não é apenas testar quem levanta mais peso, mas quem possui a melhor definição dos músculos do corpo. Nas competições entre os fisiculturistas a força, a proporção e o tamanho dos músculos.

Em dezembro

Fechando o calendário de eventos do destino, de 1º a 3 de dezembro será realizada a 9ª edição do Bonito 21K, com provas de corrida de rua (percursos de 5km, 10km e 21km) e ciclismo de estrada (percursos de 53km e 121km), que reunirá atletas de todos os estados. A estrutura da competição será montada na Praça da Liberdade, de onde será dada a largada das provas.

No ano passado, o evento reuniu dois mil atletas e movimentou cerca de seis mil pessoas na cidade, incluindo equipes de apoio e familiares. Por ser realizada em um dos mais visitados destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo, a Bonito 21K aliou a prática esportiva com a preservação do meio ambiente e também conta com o apoio da prefeitura municipal.