Silvio Andrade
O Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pela iniciativa privada que assumiu em 2021 a coordenação da Rota Pantanal Bonito, realizou sua primeira assembleia-geral deste ano, por live, onde foram apresentadas aos associados as principais ações já executadas e o plano de ações 2023,
Na oportunidade, o presidente do BCVB, empresário Rodrigo Coinete, destacou o apoio financeiro e técnico da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) no gerenciamento da Instância de Governança Regional (IGR) da Rota Pantanal Bonito, bem como ao trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB).
“Temos um canal aberto com a Fundtur e com o seu presidente, Bruno Wendling, e já avançando muito na reestruturação da Rota Pantanal Bonito com ações direcionadas na promoção e divulgação dos destinos e de capacitação, onde contamos também com a parceria do Sebrae”, disse Coinete.
Plano de marketing
Na abertura da assembleia geral foi apresentado o relatório financeiro de 2022, aprovado pelo conselho fiscal, e a renovação do convênio da Fundtur/MS com o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, criado em 2015.
A secretaria executiva do BCVB fez uma apresentação do processo de organização desde 2021 da Rota Pantanal Bonito, onde quatro municípios (Bonito, Corumbá, Ladário e Bodoquena) já aderiram oficialmente e os demais estão em andamento, e das ações desenvolvidas pela associação para captação de eventos para Bonito.
Com relação ao plano de promoção e divulgação da Rota Pantanal Bonito, aprovado pela Fundtur/MS, foram expostas as estratégias de marketing já executadas, como as peças de identificação visual, a criação do website (em construção), a contratação de assessoria de imprensa e redes sociais e, futuramente, a confecção do mapa turístico.
Captação de eventos
Também foi abordada a realização da segunda edição do Feirão do Turismo, entre os dias 6 a 12 de março, no Shopping Campo Grande, que alcançou grande sucesso e participação de quatro municípios e 11 empresas do turismo. Algumas sugestões foram apresentadas pelos associados para fortalecer o evento e ampliar o alcance do público na próxima edição para 2024.
Na área de projetos e capacitação, as metas são: apoio a organização dos conselhos municipais de turismo, promoção e rodada de negócios, sistema de gestão de segurança, marketing digital para empresas, cursos online para agentes de viagem e criação do Manual de Boas Práticas da Pesca Esportiva.
A melhoria da logística de acesso à região, com voos regulares da Gol e da Azul, segundo o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, tem contribuído para trazer grandes eventos para Bonito.
Em setembro de 2023, será realizado o XLII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Estão confirmados, para 2024, o Congresso Brasileiro de Emergências Médicas e a Conferência Nacional da Jovem Advocacia, a qual terá a presença de dois mil profissionais.
Mais informações:
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms
www.bcvb.com.br