A nova onda de calor deve chegar a Mato Grosso do Sul no próximo sábado (11/11), com potencial de ser histórica e atingir recordes de temperaturas. Os institutos de meteorologia alertam para a intensidade e não descartam a possibilidade de que os termômetros marquem os 46ªC em vários municípios.
Atualmente o Estado já está sob a terceira onda, no entanto, é a partir de sábado que as temperaturas devem subir ainda mais e se estender pela próxima semana, em nível até 5ºC acima da média. Outro fator que serve de alerta também para a saúde, é a baixa umidade do ar.
Segundo os mapas de previsão do tempo dos institutos de meteorologias essa nova onda de calor vem do Paraguai e atinge Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com muita intensidade no domingo (12/11).
Nos dias seguintes ela segue se deslocando pelo país, atingindo Goiás, parte de São Paulo e Minas Gerais.
O MetSul alerta que normalmente, ondas de calor duram entre quatro e sete dias, mas esta durará até dez dias ou mais em diversas cidades, podendo até completar duas semanas em alguns locais.
O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e pontos de Minas Gerais podem ter máximas em muitas cidades de 42ºC a 44ºC, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45ºC a 46ºC ou mais.