MS está em alerta para vendaval, baixa umidade e queda de temperatura

Quatro avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para Mato Grosso do Sul colocam o Estado sob alerta para vendaval, baixa umidade e queda brusca da temperatura.

Os avisos de vendaval e baixa umidade foram classificados na cor amarela, de perigo potencial, e valem até a noite desta segunda-feira (29).

Municípios das regiões Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados, Conesul e Leste podem registrar rajadas de ventos de 40 a 60 km/h. Nestes locais, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Já municípios das regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul, especialmente aqueles que fazem divisa com os estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, estão sob alerta para baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. Beber bastante líquido, evitar exercícios físicos nas horas mais secas do dia e não se expor ao sol são as recomendações para as pessoas.

Os dois últimos avisos emitidos pelo Inmet são de declínio maior do que 5°C na temperatura. Eles foram classificados na cor laranja, que significa perigo, e valem para todo o Mato Grosso do Sul. Os avisos reforçam o risco à saúde humana.

Mais informações sobre as condições climatológicas podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Dourados