Confirmando as previsões meteorológicas, o avanço de uma frente fria aumentou o volume de chuvas e nos próximos dias vai provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul.
A tendência é que esta frente fria avance pelo sul a partir desta quarta-feira (13), entre à tarde e à noite. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem atingir valores até 90 km/h, e eventual queda de granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de um cavado pré- frontal, sistema meteorológico que antecede a frente fria e provoca aumento de nuvens e chuva para praticamente todas as regiões do Estado. São esperados acumulados significativos de chuva, que podem atingir valores acima de 40mm/24h.
Além das chuvas, o destaque da Semana Santa, serão as temperaturas, que ao longo de quinta-feira (14), começam a cair no Estado. A meteorologia indica temperaturas mínimas amenas, entre 12°C a 14°C para as regiões sul e sudoeste.
Na sexta-feira (15), a massa de ar frio avança para outras áreas do Estado que pode registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C. Em Ponta Porã são esperados valores entre 11-13ºC, em Corumbá entre 17-19ºC e na Capital valores em torno de 15-17ºC. Segundo o Cemtec, a queda das temperaturas está associada ao avanço do sistema de alta pressão pós-frontal e, com isso, o tempo deve ficar firme em todo o estado.
Para o sábado (16), e também no domingo (17), são esperadas temperaturas relativamente baixas ao amanhecer, com os termômetros marcando em torno de 15°C a 16°C na região Sul. Porém ao longo do final de semana, com o tempo mais firme, as temperaturas entram em gradativa elevação. Nas regiões centro-norte e pantaneira, as máximas ficam próximas aos 30°C. No sul as máximas podem ficar entre 23-25°C.