Um sol por cabeça. Mato Grosso do Sul permanece em alerta diante da onda de calor nesta terça-feira (19/9), conforme divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima).
Nas últimas 24 horas diversos municípios sul-mato-grossenses beiraram os 40ºC com umidade relativa do ar chegado aos 23%. Esses índices inspiram cuidados extremos com a saúde, como ingestão de muito líquido, evitar o sol e usar e ‘abusar’ do umidificador de ar.
Na manhã de hoje, a imagem indicava céu limpo, com sol e poucas nuvens no Estado, com exceção da região sul que apresenta nebulosidade, com chuvas de intensidade fraca.
Porto Murtinho está entre as cidades mais quentes do Brasil, perdendo para a região norte e nordeste do país. O Estado ocupou o 12º lugar em maior temperatura na segunda-feira (18/9).
Confira o ranking
Porto Murtinho (38,9°C)
Água Clara (37,3°C)
Iguatemi (36,8°C)
Paranaíba (36,5°)
Nova Alvorada do Sul (36,5°C)
Fátima do Sul (36,2°C)
Ribas do Rio Pardo (36,2°C)
Rio Brilhante (36,1°C)
Dourados (36°C)
Laguna Carapã (35,8°C)
Itaquiraí (35,5°C)
Juti (35,4°C)
Amambai (35,4°C)
Maracaju (35,2°C)
Umidade do ar
A umidade relativa do ar varia entre 23 e 45%, também em índice de atenção à saúde. A condição favorece o risco de incêndios florestais e à doença. Rio Brilhante marcou a menor umidade do dia, com 23%.
A previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um bloqueio atmosférico. Porém, não se descartam pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao aquecimento diurno.
São esperadas máximas entre 37ºC a 40°C, com destaque nas regiões sudoeste, pantaneira, norte e bolsão.
Previsão do tempo
Para hoje, segundo dados do Climatempo, a previsão indica 15 milímetros de chuva em Ponta Porã, com chuva passageira. Máxima deve chegar aos 33ºC.