A onda de calor que predomina em Mato Grosso do Sul deve continuar, pelo menos, até às 18h de terça-feira (26/9), segundo alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na quarta (27/9), o avanço de uma frente fria oceânica pode favorecer a queda de temperatura, mas apesar disso, as máximas continuarão ‘elevadas’.
Nesta segunda-feira (25/9), a meteorologia registra possibilidade de chuva isolada a partir do período da tarde, se estendendo até à noite. O clima segue abafado com a máxima chegando aos 40ºC. O cuidado precisa ser redobrado em relação às crianças e aos idosos, devido a umidade relativa do ar que fica em 20% – muito abaixo do ideal que é entre 50% e 60%.
Amanhã, assim como tem sido nos últimos dias, amanhece com temperatura marcando mínima de 26ºC e ao longo do dia ‘bate’ os 40ºC, com umidade em 20%. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a terça será de céu com poucas nuvens.
Na quarta-feira (27/9), a temperatura mínima e a máxima apresenta um leve declínio: 17ºC e 32ºC, respectivamente. Umidade do ar fica na ‘casa’ dos 40%, e pode ocorrer ‘pancadas’ de chuva isolada. Já na quinta-feira (28/9), o dia começa com mínima de 14ºC, mas a máxima deve chegar aos 35ºC. A umidade do ar ‘cai’ para 30% e também pode ocorrer chuva isolada em Ponta Porã.
Na sexta-feira (29/9), o dia será de muitas nuvens, com mínima de 19ºC e máxima de 32ºC, com umidade relativa do ar em 40%.
Vale ressaltar que diante dessa onde de calor, é preciso beber muito líquido, procurar lugares frescos, evitar o sol e fazer uso de umidificador do ar, ou colocar bacia com água nos ambientes para amenizar a ‘secura’ do ar.