Com quatro clínicos gerais, 20 enfermeiros, farmacêuticos e estudantes de medicina, a Universidade Central do Paraguai (UCP) está realizando na manhã deste sábado (18) mais uma edição do Projeto UCP em Ação que está desta vez contempla a Pastoral da Igreja do Espirito Santo no bairro Marechal Estigarribia. Muitos dos atendidos não tem fácil acesso ao serviço de saúde e a presença dos profissionais da UCP e seus estudantes de medicina na região é uma forma de buscar acompanhamento médico e encaminhamentos para as clínicas da universidade caso seja necessário.
Além dos exames ambulatoriais em pediatria, traumatologia, ginecologia e clínica médica geral e entrega de medicamentos, os casos mais graves e que necesitam de exames e acompahamento etão sendo agendados para uma das unidades de atendimentos que a UCP mantem em Pedro Juan Caballero. Toda a assistencia é feita de forma gratuita em parceria com a Pastoral da igreja.
José Rojas foi um dos primeiros atendidos nesta manhã e disse que ficou muito satisfeito com o atendimento. Ele contou que há tempos buscava uma consulta, mas não encontrava vaga na rede pública e com a presença da UCP em Ação no bairro foi atendido com muita atenção e já saiu com todos os medicamentos prescritos e com o encaminhamentos para os exames laboratoriais que serão realizados nos próximos dias pela própria Univesidade Central do Paraguai. “Recebi uma atenção muito bom nesta manhã. Estou 100 por cento satisfeito com o atendimento e vocês fazem um grande trabalho para a população de Pedro Juan Caballero”, disse ele.
O Projeto UCP em Ação já atendeu milhares de pessoas de vários bairros de Pedro Juan Caballero e de dezenas de cidades do interior do Paraguai e faz parte do Departamento de Extensão e Pesquisa da instituição.