Projeto UCP em Ação atendeu comunidade da periferia de Pedro Juan Caballero

Dezenas de pessoas foram beneficiadas no último final de semana pelo trabalho assistencial do projeto de extensão UCP em Ação da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero. Durante toda a manhã de sábado (21), professores doutores, estudantes de medicina e funcionários da instituição estiveram prestando serviço comunitário na Escola Básica 2124 “República Federativa do Brasil”.

Foram feitas consultas médicas, distribuição de medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde e encaminhamento para exames e para atendimentos ambulatoriais nas clínicas da UCP e em hospitais públicos daquela cidade.

Foram beneficiados moradores da Conab, Villa Elza, Santa Fé, Assentamento Rosa Mística e até moradores de Zanja Pytã que moram nas proximidades da Escola Básica.

Entre as famílias atendidas estava a da dona de casa Patrícia Villa Resende, mãe de três filhos, um neto e grávida em início de gestação, aproveitou a caravana da ação da universidade para todos consultar todos. Ela faz o pré-natal em um posto médico do município, mas disse que para os filhos e a neta não há assistência médica. “Aproveitamos e viemos consultar. Aqui tudo é longe e muito difícil e a vinda deles aqui foi uma ajuda muito grande”, disse ela ao lado dos filhos e a netinha. Todos foram examinados e receberam os medicamentos prescritos pelos médicos.

Já a Modesta Verão de 79 anos, disse que havia mais de 15 anos que não passava por atendimento médica e que recebeu atenção e medicamentos, além de encaminhamentos para as clínicas da UCP. Modesta disse que mora sozinha passa por dificuldades e assistência médica é a última das prioridades. “Não temos nada e nem onde buscar ajuda. Tudo é muito longe e difícil e hoje foi um dia abençoado pra mim”, contou a idosa. Com dificuldade de locomoção ela precisou de ajuda de voluntários para voltar para casa.

Um dos fatores que chamou a atenção foi o grande número de crianças que foram desacompanhadas para o atendimento. O diretor da Escola Básica República Federativa do Brasil, professor Fernando Ferreira, disse que isso se justifica pelo fato dos pais terem que trabalhar e com isso os filhos ficam sozinhos em casa e acabam tendo que muito cedo tomarem conta da própria vida e até de suas casas e irmãos menores.

Ele disse que a escola possui 105 alunos do pré escolar a sexta série e que a presença do Projeto UCP em Ação ajudou a descobrir alguns problemas de saúde não tinham sido detectados pelas famílias e pelos professores em sala de aula. “Teve uma aluna nossa de 10 anos que apresentava um baixo rendimento apesar do potencial e hoje a médica e os estudantes de medicina descobriram que ela tem problema de baixa visão o que acarreta dor de cabeça e prejudica no desenvolvimento escolar dela”, disse o diretor.

A aluna recebeu indicação médica para consulta oftalmológica e remédio para a dor de cabeça que é percebida no decorrer e depois das aulas.

Nos últimos anos o Projeto UCP em Ação, desenvolvido pelos Departamentos de Desenvolvimento e Pesquisa e da coordenação Acadêmica, já fez milhares de atendimentos em Pedro Juan Caballero, outras cidades do Departamento de Amambay e outros departamentos do interior do Paraguai. Em breve uma nova comunidade deve receber os profissionais e estudantes de medicina da Universidade Central do Paraguai.

O atendimento comunitário beneficiou dezenas de pessoas da periferia de Pedro Juan Caballero.(Foto: Assessoria)
A3Pedro Juan Caballero