Autoridades de saúde de Dourados analisam neste momento a transferência de pelo menos 10 pacientes que estão à espera de um leito de UTI por causa da Covid 19 para Porto Velho (RO). A transferência seria feita em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e como o aeroporto municipal Francisco de Mattos, está em reforça os pacientes seriam levados até o Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá embarcado para Rondônia.
O secretário de Saúde de Dourados, Edvan Marcelo confirmou que as tratativas estão acontecendo e que a equipe de médicos e especialistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisam analisar os casos daqueles que teriam condições de suportar o transporte devido ás condições de saúde e as características do transporte aéreo devido a altitude.
Dourados tem 45 pessoas aguardando uma vaga em UTI e hoje foram abertos seis leitos no Hospital Universitário que foram imediatamente ocupados e para amanhã são esperadas a disponibilização de mais 4 leitos, mas com a demanda crescendo é preciso mais urgência na disponibilização destas vagas, disse Edvan.
As tratativas para a remoção dos pacientes para Porto Velho estão sendo feitas com a Secretaria Estadual de Saúde e há necessidade de que tudo seja definido o mais rápido possível para que o embarque destes pacientes aconteça ainda na noite desta quinta-feira ou na madrugada de sexta.