O Ministério da Saúde do Paraguai informou que identificou uma nova subvariante da Ômicron (Covid-19), circulando no país e que segundo a pasta, já passou pela Argentina, Brasil, Bolívia e Uruguai. Essa cepa é de linhagens recombinantes mais conhecidas como EG.5 ou Eris.
Através de um estudo retrospectivo, foi detectada a nova subvariante, que contém mutações adicionais que aumentam a taxa de transmissibilidade.
Para a médica Águeda Cabello, diretora de Vigilância em Saúde, essa detecção coincide com o aumento de casos de Covid-19 no país, registrados nas últimas semanas. O país vizinho enfrenta surtos da doença em Assunção e Central, cujos casos mais graves afetam especialmente pessoas não vacinadas.
Dados da Vigilância Sentinela da Infecção Respiratória Aguda Grave indicam que há 765 pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid-19, das quais apenas 11 (1,4%) tinham histórico de vacinação com a dose anual da vacina.
Em Mato Grosso do Sul
No Estado, o surto do Novo Coronavírus ocorre no HR (Hospital Regional), em Campo Grande, fato que acarretou na suspensão de cirurgias eletivas e restringiu o número de visitas aos pacientes já internados. A suspensão desses procedimentos vai até sexta (19/1).
O boletim epidemiológico divulgado nesta terça (16/1), pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostra que nos últimos sete dias foram confirmados 558 novos casos da doença e cinco óbitos, totalizando 623.457 e 11.183, respectivamente.