Servidores participam de Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial

O evento teve como tema “Resiliência e Reconstrução” e destacou o relevante papel dos governos locais e regionais

Um grupo de servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura de Ponta Porã participou do 3º Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial (EEPIT), que aconteceu de 20 a 22 de novembro no Auditório do Campus Integração, em Foz do Iguaçu. O evento foi organizado pela Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Com o tema “Resiliência e Reconstrução”, especialistas e líderes de diversas áreas refletiram sobre o papel cada vez mais relevante dos governos locais e regionais no cenário internacional.

A reitora da UNILA, Diana Araujo, ressaltou que em um mundo marcado por desafios globais como as mudanças climáticas e as migrações, a paradiplomacia se apresenta como uma ferramenta importante para que cidades e regiões possam construir alianças, atrair investimentos, fortalecer sua identidade cultural e promover o desenvolvimento sustentável.

“Durante o evento tivemos o privilégio de receber Vicente Trevas, sociólogo, cientista político e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, além da presença de uma delegação da fronteira Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, composta por Walkíria Capusso, secretária-adjunta de Turismo de Ponta Porã; Jeane de Lima, diretora legislativa da Câmara Municipal de Ponta Porã, Fabiano Henrique Teno, procurador do município de Ponta Porã, e Paula Barbosa, Procuradora do município de Porto Murtinho. A contribuição de todos eles enriqueceu as discussões sobre integração regional e cooperação transfronteiriça, especialmente no contexto latino-americano”, destacou a reitora Diana Araújo em uma postagem na rede social. Os servidores da Câmara Municipal, Caíque Cesar Marques Ramirez, Luciana Veronica Agostini, Calisbel Soraia da Rocha e Elismar Marcos Evangelista também participaram do 3º Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial.

Walkiria Capusso avaliou o evento como muito positivo no sentido de promover a internacionalização a partir do local, favorecendo a resiliência territorial e o trabalho conjunto e disse que a fronteira Ponta Porã com Pedro Juan Caballero se sentirá honrada, se puder no futuro, sediar evento dessa magnitude. “Agradecemos a acolhida, muitas experiências compartilhadas, inspirando mais ações e projetos para o desenvolvimento das nossas fronteiras. Que haja integração, a América Latina agradece. Saludos fronterizos!”, ressaltou.

PARLIM

O vereador José Menino Júnior representou o Parlamento Internacional Municipal – PARLIM – durante o evento. Ele falou sobre toda a trajetória e trabalho durante os 25 anos de história do parlamento que congrega os vereadores de Ponta Porã e os consejales municipales de Pedro Juan Caballero. Ele discorreu sobre os diversos aspectos do PARLIM e apresentou um vídeo institucional do Parlamento, e logo após, o grupo técnico respondeu às perguntas do público.

Veja também
plugins premium WordPress