Na próxima segunda-feira (25), quando o Ilumina Pantanal inicia sua segunda fase, mais 836 famílias pantaneiras serão beneficiadas com energia renovável. Ao todo, serão quase 3 mil famílias beneficiadas pelo programa que é desenvolvido e realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Grupo Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O projeto, que foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano, alia sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e as populações locais.
Para o ex-secretário de estado, Eduardo Riedel, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Mato Grosso do Sul precisa de mais projetos como este, sustentáveis e de cunho social. Riedel garante que irá trabalhar para isso.
Só na primeira fase o programa Ilumina Pantanal – realizada entre 2021 e 2022 – tirou da escuridão 2.091 famílias de ribeirinhos, trabalhadores rurais, produtores e indígenas, além de escolas e comunidades, que foram atendidas em Corumbá e Porto Murtinho.