IFMS firma acordo que prevê a formação de agentes culturais

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Associação Flor e Espinho, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica destinado a promover a mobilização social, formação continuada de agentes culturais, fomento à economia criativa e a difusão das políticas culturais no Estado.

São objetivos da cooperação fortalecer a diversidade cultural, ampliar o acesso às manifestações culturais locais e regionais, e formar agentes culturais para atuarem na preservação, produção e promoção de expressões artísticas e culturais.

O acordo é válido por dois anos, e o plano de trabalho prevê as seguintes iniciativas:

ações com foco no fortalecimento à formação e certificação de agentes culturais;

promoção da mobilização e a articulação cultural em Mato Grosso do Sul;

estímulo à economia criativa e ao desenvolvimento socioeconômico regional;

consolidação da rede de parcerias para a promoção cultural; e

ampliação da difusão e da comunicação sobre políticas culturais.

A cooperação faz parte do processo de estruturação do Núcleo de Arte e Cultura do IFMS (NUAC), conforme explica a coordenadora Rafaela Chivalski de Oliveira, professora de Artes no Campus Jardim.

“Além de promover a formação, essa parceria abre diversas possibilidades. Além de fortalecer a mobilização cultural, valorizando e preservando a diversidade local, ela fomenta a economia criativa, incentivando o empreendedorismo, a geração de renda e o fortalecimento das expressões culturais regionais”, destaca.

Rafaela destaca ainda que o acordo abre espaço para o atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade.

“Parte do nosso foco é garantir a ampla divulgação das políticas culturais por meio de plataformas e eventos, incentivando a participação da população e assegurando a inclusão de grupos historicamente marginalizados, como quilombolas, indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+”, complementa.

Os Comitês de Cultura são formados por redes de agentes culturais que, por meio de parcerias com o Ministério da Cultura, desempenham atividades no fomento relacionado à área.

Em Mato Grosso do Sul, o Comitê de Cultura fomenta tanto manifestações culturais ancestrais, como as tradições indígenas e afro-brasileiras, quanto produções contemporâneas em diferentes campos artísticos. É formado por organizações como a Companhia de Teatro e Circo Flor e Espinho, a Organização Caianas e o Camará Capoeira.

Ações do IFMS

O plano de trabalho estabelecido a partir do termo de cooperação prevê que o IFMS oferte o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente Cultural nos formatos presencial e a distância. Também estão previstas ações como realização de oficinas e seminários e apoio à elaboração de projetos culturais.