Forças de segurança encerram a Operação Ágata na fronteira

Após sete meses de atuação de tropas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com mais de 80% da faixa de fronteira da 4ª Bda C Mec tendo sido patrulhada, em operações de Reconhecimento Mecanizado de Fronteira (Rec Mec Fron), a Operação Ágata Fronteira Oeste II chegou ao seu fim nesta terça-feira (4). A operação, que teve início em novembro de 2023, foi marcada pela integração entre as Forças Armadas, órgãos de segurança pública e fiscalização (OSPF), além da cooperação com o país vizinho, o Paraguai.

Durante este período, a operação obteve resultados expressivos no combate aos crimes transnacionais, como o tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Foram apreendidas toneladas de entorpecentes, veículos roubados e mercadorias contrabandeadas que chegaram ao expressivo valor de mais de 177 milhões em prejuízos financeiros ao crime organizado, somente na área de atuação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

De acordo com o Exército, a Operação Ágata Fronteira Oeste II, fica o legado de uma atuação eficiente e integrada das Forças Armadas na proteção das fronteiras do país. “A operação demonstrou a importância da presença do Estado em regiões estratégicas para a manutenção da paz e da ordem na região de fronteira”, diz a nota da assessoria.

A2Tráfico de drogas