Uma equipe do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), deverá decolar do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (10), para realizar uma inspeção da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. Após essa etapa, a Infraero iniciará gestões administrativas para retomar a operação do aeroporto, fechado desde maio de 2021 para reforma e ampliação da pista.
Na semana passada, o Governo Federal anunciou a construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Dourados. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) aprovou os projetos do novo terminal de passageiros e de cargas. Já foram investidos R$ 96.761.674,46 em obras de ampliação e revitalização da pista de pouso e decolagem, novo pátio de aeronaves e taxiway.
Entenda o que será realizado esta semana.
Toda vez que uma aeronave decola ou pousa, há uma série de procedimentos que precisam ser seguidos, a depender do tipo de avião, das condições da pista, do entorno do aeroporto, da meteorologia, entre outros aspectos.
Para dar suporte ao piloto nesse tipo de manobra, diversos equipamentos estão instalados nos aeroportos, que enviam informações à aeronave, indicando o caminho que deve ser seguido. São os chamados auxílios à navegação aérea que balizam os pilotos em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.
O GEIV é a unidade, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por aferir a eficácia dos auxílios à navegação aérea e de procedimentos de voo de alta precisão de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases do voo.
Para cumprir a sua missão, conta com profissionais altamente capacitados e treinados: pilotos-inspetores, operadores de sistemas e mecânicos de voo, dispondo de aeronaves-laboratório equipadas com instrumentos de aferição indispensáveis à inspeção em voo.
Hoje, graças à capacitação, dedicação e competência dos integrantes desse Grupo, podemos afirmar que os nossos auxílios e procedimentos de navegação aérea operam segundo os padrões internacionais”, destaca o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
Neste ano, o GEIV já realizou mais de 1.100 horas de voo e inspecionou mais de 1.200 auxílios e procedimentos em missões nacionais e internacionais. A verificação visa à segurança de voo das aeronaves, da decolagem até o pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.
O Brasil se encontra em uma posição de destaque mundial no cenário da navegação aérea, reconhecido por executar uma das melhores e mais criteriosas inspeções em voo. Seja inspecionando um auxílio numa fazenda ou um auxílio num aeródromo movimentado, o GEIV executa a inspeção em voo não só no Brasil, mas também dos países vizinhos.