O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realiza nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório do Parque de Exposição de Dourados, José Humberto de Carvalho, a aula inaugural do X Cepfron (Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras) edição SulMaSSP.
O palestrante do evento é o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Justiça), coronel PM Wagner Ferreira da Silva, com o tema “O impacto das organizações criminosas na atividade de policiamento ostensivo na Fronteira de MS”.
Nesta edição, as vagas foram destinadas aos policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira, da PM (Polícia Militar) e policiais civis da Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), além de integrantes das forças coirmãs dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que integram a SulMaSSP.
Após as fases eliminatórias: inspeção de saúde; entrevista profissiográfica; e, teste de habilidades específicas (natação, flutuação, corrida, abdominal, flexão na barra e flexão de braço), 23 policiais se matricularam no curso, sendo nove do DOF, sete da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, quatro da Polícia Militar de São Paulo, dois da Polícia Militar do Paraná e um da Polícia Militar de Santa Catarina.
A formatura do Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras ocorrerá no dia 24 de maio, às 10h, em frente à Base Coronel Adib Massad, em Dourados. Ao todo serão 360 horas/aulas, com instruções teóricas e práticas que visam especializar os policiais na execução do policiamento ostensivo focado no enfrentamento aos crimes transfronteiriços e as circunstâncias que os envolvem.
Pioneiro e referência no país no policiamento especializado de fronteira, o DOF já formou 268 policiais de dez estados do Brasil, desde de 2013, quando realizou o I Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras.