O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, passou nesta terça-feira (10) por uma vistoria do Grupo Especial de Inspeção em Voo, da Aeronáutica Brasileira. O procedimento marca mais um passo rumo à reabertura do terminal, que está fechado desde maio de 2021 para reformas. A inspeção tem como objetivo avaliar a segurança do aeródromo e verificar a homologação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), essencial para pousos mais seguros.
De acordo com Luiza Deusdará, diretora de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, o relatório da Aeronáutica deverá ser emitido dentro de uma semana. Caso aprovado, o aeroporto estará apto a operar voos com aeronaves de grande porte. “Pedimos celeridade à Aeronáutica. Essa homologação é decisiva para liberar o uso do aeroporto por jatos. Ainda será necessário homologar os equipamentos de meteorologia, mas estamos avançando rapidamente”, explicou a diretora.
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) também destacou a importância da reabertura. “Esse tempo de inatividade trouxe prejuízos imensuráveis à população e ao desenvolvimento regional. Estamos empenhados em acelerar o processo de reativação para que o aeroporto volte a beneficiar a Grande Dourados.”
Reforma e modernização
A obra de reconstrução da pista foi conduzida pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. Iniciada em 2021 e concluída em julho de 2024, a modernização recebeu investimentos de R$ 16 milhões.
Os trabalhos incluíram a reconstrução completa da pista de 2.000 metros de extensão por 30 metros de largura, além de melhorias em drenagem, sinalização, sistemas elétricos e hidráulicos, comunicação, iluminação e construção de pátio de aeronaves. Com a conclusão, a administração do aeroporto foi transferida à Infraero, que agora supervisiona a reativação.
A expectativa é de que, com a liberação do aeródromo, Dourados recupere sua posição estratégica no transporte aéreo regional e nacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.