Um grupo de vereadores, liderados pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Candinho Gabínio, se reuniu na manhã de sexta-feira (24/11), com representantes da Energisa, para cobrar uma resposta concreta por parte da empresa, aos inúmeros problemas no fornecimento de energia enfrentados diariamente pelos moradores de diversas áreas da cidade.
Além do vereador Candinho, participaram do encontro os parlamentares Biro Biro, Anny Espinola, Agnaldo Miudinho, Neli Abdulahad, Edevaldo Mattoso, Marquinhos Bello, Vanderlei Avelino e Kleber Ortiz.
A empresa foi representada coordenador de Relações Públicas, Dian Brito, e do supervisor de Construções e Manutenção da concessionária, Ivaldo Rogéria.
Entre as queixas apresentadas na reunião está a interrupção constante de energia elétrica em diversas regiões de Ponta Porã. Há locais em que o “apagão” é frequente, como na região do bairro São João, gerando transtornos e prejuízos.
Os representantes da empresa informaram que vão efetuar um estudo técnico para detectar os problemas. A Energisa fará uma inspeção na rede, com foco nos problemas apresentados e, dentro de 30 dias, vai apresentar um plano de ações para solucioná-los.
Após a reunião, a empresa divulgou uma nota em que explica a situação e expõe os canais que podem ser utilizados pela população para solicitar a solução de problemas no fornecimento de energia elétrica na cidade.
Confira a nota na íntegra
A Energisa informa que foi realizada uma visita institucional à Câmara de Vereadores de Ponta Porã, nesta sexta-feira (24/11), com o intuito de esclarecer o trabalho realizado pela empresa, dentro do Plano de Contingência, com medidas preventivas e monitoramento constante das condições climáticas, especialmente neste ano de atuação do fenômeno El Niño, de forma severa e adversa (tempestades e ondas de calor), em todo país.
A Energisa esclarece ainda que direciona esforços para mitigar as demandas apresentadas na reunião através de investimentos em ampliação de rede, automação de sistema e manutenção preventiva, cumprindo prazos previamente estabelecidos, com foco na segurança e qualidade. A concessionária se colocou à disposição para realizar vistorias técnicas nos bairros indicados pelos vereadores e esclareceu pontos sobre a Portaria Interministerial 10.563/2023 que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes – Poste Legal, cujas diretrizes serão regulamentadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A prioridade da Energisa é garantir que todos tenham acesso à energia elétrica de forma confiável e contínua e para isso, trabalha de forma incansável. Desde 2014, quando a empresa chegou ao estado, foram investidos cerca de R$ 3,8 bilhões em projetos de distribuição de energia elétrica. Entre as principais ações estão: 14 novas subestações, incremento de 43% na potência instalada, aumento em mais de 63% do total de quilômetros de redes de transmissão e distribuição, atendimento de 2.890 unidades no Pantanal Sul-Mato-Grossense com o Projeto Ilumina Pantanal.
Para entrar em contato com a Energisa, acione os canais de atendimento:
call center: 0800 722 7272
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980 0698
aplicativo Energisa On