Projeto leva empreendedorismo a jovens patrulheiros de Ponta Porã

Assessoria

No intuito de desenvolver jovens talentos e incentivar o empreendedorismo, o Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) colocou em prática, entre abril e dezembro deste ano, o projeto de extensão ‘Empreenda Jovem: Desperte seu Potencial’, cujo público-alvo foram jovens patrulheiros mirins com idades entre 10 e 18 anos.

“O empreendedorismo foi uma inspiração para que cada participante acredite em seu potencial e busque fazer a diferença em suas comunidades”, analisa o coordenador do projeto, Josivan Matos.

Coordenado pelo professor Josivan Matos, o projeto recebeu fomento institucional por meio do Edital nº 15/2024, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e buscou despertar o espírito empreendedor nos participantes, preparando-os para os desafios e oportunidades do futuro.

A cerimônia de encerramento das atividades ocorreu no último sábado, 14, com a certificação dos participantes.

“Com grande alegria celebramos a certificação de 32 jovens, que ao longo de oito meses desenvolveram habilidades como criatividade, liderança e pensamento crítico. O empreendedorismo foi mais do que um tema, foi uma inspiração para que cada participante acredite em seu potencial e busque fazer a diferença em suas comunidades”, analisa o coordenador do projeto.

O patrulheiro mirim Vinícius Tavares Sarabia, 15, é um dos certificados. O jovem está confiante com o aprendizado.

“Aprendi muita coisa no curso, especialmente a importância de ter um norte para começar um empreendimento”, afirma Vinícius Sarabia, 15, patrulheiro mirim certificado no projeto.

“Aprendi muita coisa no curso, especialmente a importância de ter um norte para começar um empreendimento. Agora, quando precisar investir ou ter o meu próprio negócio, sei que não terei dificuldades”, afirma.

A mãe de Vinícius, Noemi Tavares, destaca que o projeto não apenas agregou conhecimento aos jovens, mas também os ajudou a desenvolver uma nova visão sobre suas capacidades e o futuro.

“Todo aprendizado só tem a acrescentar na formação desses jovens. O curso foi ótimo para o meu filho, ajudou ele a aumentar seu conhecimento e a perder o medo de se apresentar em público e a trabalhar em equipe”, comenta.

Projeto – Durante os oito meses de atividades, os jovens receberam uma formação completa sobre empreendedorismo, inovação, gestão de negócios, liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento pessoal.

O projeto foi uma parceria entre o Campus Ponta Porã, o Grupo de Pesquisa GEPAA, o Sebrae e a TecnoIF – Incubadora de Empresas do IFMS, que se uniram para oferecer um conteúdo diversificado, visando a formação de cidadãos empreendedores e conscientes de seu papel na sociedade.

Kalil Matheus Zaim, representante da Guarda Mirim de Ponta Porã, ressalta a importância da formação para o desenvolvimento dos jovens.

“Com esse tipo de iniciativa, nossos adolescentes podem se tornar responsáveis financeiramente e pensar em ter seus próprios negócios no futuro”, diz Kalil Matheus Zaim, representante da Guarda Mirim de Ponta Porã.

“A formação foi criativa e despertou o interesse dos alunos em aprender. Com esse tipo de iniciativa, nossos adolescentes podem se tornar responsáveis financeiramente e pensar em ter seus próprios negócios no futuro”.

As atividades foram intensivas e práticas, com palestras e workshops ministrados por professores do IFMS e especialistas do Sebrae. Os temas abordados incluíram fundamentos do empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação, gestão financeira, marketing, comunicação, networking, empreendedorismo social e sustentabilidade.

Os participantes também foram incentivados a desenvolver habilidades essenciais de liderança, gestão de equipes e resolução de problemas, com foco no crescimento pessoal e na preparação para o mundo de trabalho.

As oficinas de brainstorming, construção de planos de negócios e desafios colaborativos foram atividades que permitiram aos jovens aplicar os conceitos aprendidos, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. As ações foram desenhadas para preparar os jovens na identificação de oportunidades de negócios, criação de soluções inovadoras e aplicação dos conhecimentos em diferentes contextos sociais e empresariais.

Veja também
plugins premium WordPress