Os profissionais da Educação Física que desenvolvem trabalhos em órgãos públicos e na iniciativa privada em Ponta Porã, foram homenageados pelos vereadores em Sessão Solene realizada na última sexta-feira (15/9), na Câmara Municipal, recebendo a Medalha do Mérito Legislativo Professor Adir Teixeira.
A abertura da sessão especial foi feita pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Candinho Gabinio que passou o comando dos trabalhos para o vereador Biro Biro, proponente da homenagem.
A cerimônia foi aberta com um momento de oração feito pelo padre Daniel Nunes de Souza, vigário da Paroquia Divino Espírito Santo. O representante do Conselho Regional de Educação Física, João Antônio da Silva Barbosa, fez a leitura de uma breve biografia do Professor Adir Teixeira, que denomina a Medalha do Mérito Legislativo, honraria criada para homenagear todos os profissionais da área.
Após a leitura, foi iniciada a entrega de medalhas aos profissionais escolhidos pelos vereadores. A concessão destas honrarias foi aprovada por todos os 17 parlamentares que compõem o Legislativo Municipal de Ponta Porã.
Para o vereador Biro Biro, o momento simbolizou o “reconhecimento dos vereadores pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Física. Que contribuem decisivamente para melhorar a qualidade de vida da população”.
Ele disse ainda que a entrega da Medalha Professor Adir Teixeira deverá ocorrer todos os anos, numa data próxima ao Dia do Profissional da Educação Física.
O vereador também alguns avanços na legislação municipal, que asseguram direitos dos profissionais da Educação Física, como por exemplo, a obrigatoriedade da permanência deste profissional em academias, centros de esporte e lazer, entre outros.
A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo Municipal.
Quem foi Adir Teixeira
Jota Adir Teixeira nasceu no dia 25 de abril de 1954, na cidade paranaense de Alto Paraná. Formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e, no ano de 1976, veio para Ponta Porã, com a família.
Trabalhou na Escola Estadual Mendes Gonçalves, como professor e também instrutor da fanfarra. Depois foi para a Escola Estadual Joaquim Murtinho e, a partir de 1985 passou a ocupar cargos na administração pública, começando pela então Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo.
Presidiu a Fundação de Esporte e Cultura, também foi secretário municipal de Educação e, recentemente, era o coordenador regional do Governo do Estado. Faleceu durante a pandemia, vítima das complicações da Covid-19.