Presidente de cooperativa recebe título de “Cidadão Pontaporanense” da Câmara Municipal

O diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues, foi homenageado com o título de “Cidadão Pontaporanense” durante evento festivo no salão do Hotel Pousada do Bosque em comemoração aos 60 anos de criação da empresa, no interior do Paraná. A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, juntamente com vários vereadores e o deputado estadual Paulo Corrêa, que representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Acompanhado dos vereadores Anny Espínola, Kamila Alvarenga, Marcelino Nunes, Marquinhos, Edinho Quintana, Vanderlei Avelino, Edevaldo Mattoso Barbosa, Ricardo Torraca, Miudinho destacou a importância da Lar no fortalecimento do agronegócio de Ponta Porã e de todo o Brasil. Fez referência ao trabalho desenvolvido pelo diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues, e também ao primeiro vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia, que também esteve presente no evento.

Os vereadores também entregaram como parte das comemorações dos 60 anos da Lar, Votos de Congratulações e a Comenda Fronteira da Economia.

“Não poderia deixar passar em branco uma data tão importante que marca os 60 anos da Lar, uma cooperativa que tem uma história linda, progressista e que aposta pesado no agronegócio, que é a mola propulsora da economia brasileira. Em nome do prefeito Eduardo Campos e de todos os vereadores rendemos merecidas homenagens à diretoria e associados dessa importante cooperativa que gera empregos e desenvolvimento em Ponta Porã e em várias outras regiões do Brasil”, disse Agnaldo Miudinho.

O deputado Paulo Corrêa destacou em nome da Assembleia Legislativa e do governador Eduardo Riedel, a importância da homenagem prestada pelos vereadores de Ponta Porã. “O presidente da Lar agora é um irmão de Mato Grosso do Sul. Agradeço ao presidente da Câmara Agnaldo Miudinho pelo convite para participar desse importante evento em homenagem a segunda maior cooperativa brasileira. Respeitamos muito a força do agronegócio e a história da Lar, tanto que vamos homenagear entregando muito em breve o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense para Irineo da Costa Rodrigues, que dá exemplo de governança a ser seguido por todos nós”, disse.

História

Logo após receber o título de “Cidadão Pontaporanense”, o diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues, falou sobre a história da Lar e investimentos em Ponta Porã.

“A Lar está em Ponta Porã desde 2005 e atualmente são seis unidades de recepção de grãos e uma sede para atender os associados, com uma movimentação de mais de 10 milhões de toneladas de grãos em um ano, empregamos 96 pessoas e pagamentos mais de R$ 10,7 milhões de impostos municipais e agora como filho dessa terra quero dividir a homenagem com todos os associados desse pujante município”, afirmou.

Irineo falou sobre o início da Lar Cooperativa Agroindustrial, que foi criada com apoio da Igreja Católica em 1964, quando 55 pequenos agricultores do RS e SC se uniram na antiga Gleba dos Bispos, onde atualmente fica o município de Missal (PR) para cultivar a terra, criar animais, extrair madeira e comercializar insumos.

Graças à profissionalização constante e visão de futuro, o grupo foi sendo reestruturado, num processo que culmina na agroindustrialização, na década de 1990, e em uma gestão integrada, baseada desde 2017 em três superintendências: Administrativa Financeira, Negócios Agrícolas e Suprimentos e Alimentos.

Com aprimoramento contínuo, decisões colegiadas, liderança capacitada, e também conselhos de Administração e Fiscal fortes, a Lar segue fazendo história, expandindo seus negócios e registrando crescimento ano a ano, empregando atualmente mais de 23.500 pessoas, com faturamento de mais de R$ 21 bilhões em 2023.

Ponta Porã