A rua Antônio João, em Ponta Porã, tem passado por obras para melhorar a segurança, a iluminação, o paisagismo e ampliar a funcionalidade comercial da via, seguindo os moldes da rua Euclides da Cunha, em Campo Grande.
A obra faz parte do planejamento do novo centro, que inclui a rede de drenagem, sinalização, acessibilidade e asfalto novo. O fim do canteiro central visa alargar a via para aumentar o fluxo de veículos.
Para essa intervenção, algumas árvores ornamentais foram suprimidas, mas sem nenhum impacto ambiental significativo, porque não são espécies protegidas e sim plantas usadas em paisagismo urbano de fácil reposição e rápido crescimento.
A obra
Com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), as obras irão promover a requalificação viária e paisagística da rua Antônio João em dois trechos: entre a rua 7 de Setembro e rua Tiradentes com a avenida Presidente Vargas. A via ainda passará por transformações positivas no aspecto da iluminação pública. A inspiração da obra foi a Rua Euclides da Cunha, na capital, onde há um comércio seleto e extremamente ativo.
Dentre as mudanças no primeiro trecho estão a remoção do canteiro central, de modo que a via conte com duas faixas largas em cada sentido, além das faixas laterais para estacionamento, promovendo um melhor fluxo de veículos e comodidade para a população. Os estacionamentos longitudinais (nas laterais das vias) foram adotados em todas as obras financiadas pelo Fundo Financeiro.
A remoção dos estacionamentos em 45º nesses locais já havia sido recomendada em estudo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizado há cerca de dez anos, que indicou a adoção de estacionamentos longitudinais às vias para locais em Ponta Porã onde há o tráfego intenso de veículos.
Além disso, há anos o Ministério Público Estadual solicita a adoção dessa medida com vistas a diminuir o risco de acidentes e proporcionar mais segurança aos condutores e pedestres na cidade.
Além disso, as intervenções nas vias observarão as medidas de acessibilidade, incluindo a implantação de rampas de acesso para pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal.
Supressão de árvores
Em alguns trechos da Rua Antônio João foi necessária a supressão de árvores, haja vista a eliminação do canteiro central para possibilitar o alargamento das vias e inserção de faixa de estacionamento nas suas laterais.
Com o intuito de promover maior economicidade das obras, durante o processo de remoção das árvores foi implantado sistema de drenagem abaixo dos canteiros, de forma a construir essa estrutura de saneamento essencial na porção ainda não asfaltada da via. A implantação de estruturas de drenagem é extremamente importante pois previne e combate alagamentos em dias de chuvas fortes na cidade.
Todo o processo de supressão é submetido à autorização do órgão ambiental do município, que no caso é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A secretaria avalia a necessidade da supressão e, quando há o interesse público envolvido, as supressões são autorizadas apontando-se a devida compensação – ou seja, determinando quantas árvores deverão ser plantadas para compensar aquelas suprimidas.
Em sendo possível, o plantio da compensação é feito na própria via, utilizando-se espécies arbóreas mais indicadas para áreas centrais urbanizadas. Caso não seja viável plantar na mesma região, a compensação pode ser feita através da doação de mudas ao Viveiro para plantio no Horto Municipal ou em outros bairros da cidade que carecem de maior arborização, de modo que o resultado global seja positivo e benéfico à população e ao meio ambiente.
As árvores que não interferem nas obras no local estão sendo preservadas, a supressão ocorre apenas daquelas comprovadamente necessárias, que ficam principalmente no canteiro central.
Com relação à arborização urbana, a Prefeitura realiza constantes ações de plantio de mudas, principalmente através do Programa Ponta Porã Mais Verde, além de manter Viveiro de Mudas no Horto, para o qual inclusive está planejando melhorias e reestruturações.
Ações do Programa Ponta Porã Mais Verde. À esquerda: plantio no Parque dos Ervais; À direita: plantio próximo à Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Apa.
Por fim, para orientar os cidadãos que desejam realizar o plantio de árvores nos passeios públicos, a Prefeitura está elaborando um Guia Para Implantação de Calçadas e Arborização Urbana, que trará os regramentos para adequação da acessibilidade nas calçadas e as recomendações para o plantio de árvores segundo a legislação municipal vigente, incentivando que a arborização ocorra de forma planejada e coerente com a sua localização na área urbana do município.