O Sebrae/MS e a FAEMS convidam os presidentes, diretores e representantes das associações comerciais de Mato Grosso do Sul para a reunião do dia 19 de maio, em Ponta Porã, onde irão apresentar boas práticas e iniciativas inovadoras para o associativismo.
O resultado impacta diretamente as micro e pequenas empresas para atender às necessidades dos empreendedores e prepará-los para alcançar melhores resultados no contínuo desafio da competitividade.
O foco está em auxiliar os empresários a se organizar e atingir objetivos em comum por meio do associativismo.
O associativismo é a chave nessa busca por uma maior competitividade, pois ao unir empresas de um mesmo segmento e com interesses comuns, formam-se redes e parcerias, promovendo o desenvolvimento da coletividade sem abdicar da individualidade e da autonomia de cada empresa. São entidades de apoio, órgãos governamentais, agências de desenvolvimento, universidades, lideranças, sindicatos, empresas e trabalhadores pensando em conjunto, buscando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no território.
Além disso, o associativismo permite que as micro e pequenas empresas tenham acesso a tecnologias e conhecimentos caros e complexos, bem como um maior poder de negociação com fornecedores e compradores dentro da cadeia produtiva. Ele possibilita que os empresários planejem o futuro do setor e consigam articular políticas públicas e novos projetos que alavanquem ainda mais o desenvolvimento local. Ou seja, ao estabelecer parcerias, não são apenas as empresas envolvidas que saem ganhando, mas o território como um todo.
O resultado é o aumento do associativismo, com maior adesão ao sindicato/associação, além de abertura de mercado e melhora da capacidade produtiva. Com os diagnósticos, inúmeras firmas também investiram em mudanças no processo produtivo, como sistemas informatizados, contratação de pessoal qualificado, aquisição de máquinas e reformas nas instalações físicas. As marcas ganharam maior visibilidade com a participação em eventos regionais, como a Semana de Moda – com desfiles, exposição e comercialização de produtos –, bem como com a criação de sites e perfis em redes sociais. Os clientes também ganham com esse novo formato pela modernização e qualidade do produto.
Para se inscrever, acesse o link: https://forms.office.com/r/0PPj5k97tR